No dia 15 de fevereiro – quando começa o Mobile World Congress, em Barcelona – todos saberão se os rumores aparentemente confirmados pelo blog espanhol Muy Computer são reais.

Espera-se que o tão falado “Project Pink” de Redmond seja revelado. De maneira semelhante ao que aconteceu com iPod Touch e iPhone, acredita-se que o novo telefone da Microsoft deva ter um sistema próprio, com a função de mídia igual à do Zune HD, reconhecidamente poderosa graças à arquitetura NVIDIA Tegra.

Chip NVIDIA Tegra é base do Zune HD, e também deve ser usado no ZunePhone.A especulação a respeito de um celular da Microsoft para bater de frente com o iPhone já ronda a internet desde que Bill Gates liberou um pacote de drivers USB referenciando um dispositivo Zune não identificado. Desde então não houve descanso entre os fofoqueiros do Vale do Silício a respeito deste aparelho e a probabilidade de um telefone com a plataforma Zune.

Corporativo?

A Microsoft desde sempre manteve seu espaço no mercado de celulares com seus equipamentos empresariais. O Windows Mobile, com seu pacote Office e sincronismo com o Entourage, sempre foi o carro-chefe da empresa, que deixava para seus parceiros o desenvolvimento de hardware.

Porém o WinMo vem perdendo espaço continuamente – inclusive levando a Microsoft a fazer parcerias com um de seus principais rivais no nicho móvel, a Nokia – e talvez um aparelho capaz de enfrentar o iPhone seja a melhor alternativa de Redmond para conter suas perdas em um dos mercados mais competitivos e crescentes da economia atual.

Única imagem do ZunePhone - provavelmente não oficial - rodando a web

Esse raciocínio pode justificar a utilização da plataforma Zune – que tem seus fãs ao redor do mundo – em um telefone mais voltado ao entretenimento e à utilização casual. Resta saber se, depois de lançado o ZunePhone e o Windows Mobile 7, a Microsoft também investirá em uma loja própria de aplicativos para o dispositivo.

(In)cógnitas

Apesar de sites reconhecidos como o Engadget respeitarem e confiarem nas informações do blog espanhol, ainda não se sabe quase nada sobre o aparelho teoricamente a ser revelado.

Incertezas sobre o ZunePhoneAté o presente momento a Microsoft confirma apenas que apresentará, em Barcelona, novidades sobre o Windows Mobile, mostrando ao mundo a sétima versão do sistema. Não se sabe se a marca será Windows Mobile 7, Windows Phone 7 ou apenas Seven, como comentam algumas fontes.

Se o próprio ZunePhone é uma incerteza – ainda que bastante provável – o fato de ele rodar sob o novo sistema é ainda mais especulativa. Ainda assim, é pouco provável que um aparelho com capacidade para vídeos em alta resolução e até mesmo saída HDMI – como rezam os rumores – utilize o Windows Mobile 6 como controlador do dispositivo.

Certezas

O que se sabe é que a Microsoft tem perdido espaço para concorrentes de peso como Apple, Google e Motorola. O crescimento do Android e o domínio do iPhone devem ser pedras no sapato de Bill Gates, daquelas difíceis de retirar.

Com o Windows Mobile 7 – ou qualquer outro nome que decidam dar ao sistema –, Redmond pode voltar ao palco de jogadores sérios no mercado de celulares. A julgar pela aceitação do Windows 7 em desktops, parece que finalmente a Microsoft acertou a mão no desenvolvimento.

Outra coisa importantíssima a se pensar é: qual será a reação dos concorrentes – principalmente da Apple – caso o ZunePhone realmente exista e seja anunciado no MWC daqui a duas semanas?

Cupons de desconto TecMundo: