6 recursos que queremos ver em câmeras de celulares em 2013

2 min de leitura
Imagem de: 6 recursos que queremos ver em câmeras de celulares em 2013

Assim como os aparelhos, as câmeras dos smartphones também sofreram uma grande evolução ao longo dos anos. Embora seja repleto de funções para foto e vídeo, o recurso dos celulares para eternizar um momento ainda está longe de ser igual ao das câmeras profissionais presentes no mercado.

Mas como a evolução não para, sempre há a esperança de que as coisas melhorem e os aparelhos ganhem recursos cada vez mais sofisticados. Então, o que ainda está faltando nas câmeras dos smartphones atuais?

(Fonte da imagem: iStock)

Depois de pesquisar e conversar com algumas pessoas que curtem fotografia, separamos algumas coisas que poderiam entrar na lista de funcionalidades das câmeras de celular em 2013. Confira!

Ajustes manuais

Uma das principais diferenças entre as câmeras profissionais e as amadoras é a quantidade de ajustes manuais que você pode fazer nas configurações do dispositivo, algo que os recursos do celular não permitem.

Sem dúvida, poder personalizar o tempo de exposição e o valor do ISO utilizado nas fotos seria de grande ajuda, principalmente na hora de registrar os momentos do show daquele seu artista preferido ou quando você for tirar uma foto em um lugar com luminosidade em excesso.

(Fonte da imagem: photographyguide99)

Zoom de verdade

Sim, algumas câmeras de celular oferecem a opção para aproximar mais a cena, mas trata-se apenas do zoom digital, ou seja, realizado por meio de software. Seria realmente interessante se a aproximação fosse realizada pelo hardware, como acontece nas câmeras compactas mais comuns do mercado.

Flash melhorado

Os flashes de LED podem até ser úteis quando você quer tirar uma foto do seu amigo na balada, por exemplo, mas não têm muita utilidade nos registros em lugares mais amplos. Pensando nisso, não seria nada ruim se esse recurso de iluminação fosse realmente melhorado e o LED ficasse de fora.

(Fonte da imagem: iStock)

Temporizador

Às vezes você também quer sair nas fotos, certo? Se não tiver alguém por perto para disparar o botão da câmera, você aparece apenas como “o fotógrafo”. Sendo assim, colocar um temporizador no recurso de foto do celular pode ser uma ideia bem interessante.

(Fonte da imagem: iStock)

Sensor maior

Um dos problemas enfrentados pela câmera dos celulares é o tamanho reduzido do sensor, que faz com que pouca luz seja captada quando a foto é tirada. Uma boa saída poderia ser o simples aumento do recurso de captação da imagem.

(Fonte da imagem: Mohylek)

Gerador de arquivo RAW

Em uma câmera digital mais robusta, as fotografias são armazenadas também em arquivos RAW, que possuem informações detalhadas a respeito das imagens (como se fosse o negativo das fotos). No celular, esse recurso não está disponível. Ou seja, uma vez que a figura seja removida, não há mais volta.

Embora exija mais espaço em disco, a colocação de um recurso desse gênero nos celulares facilitaria bastante a aplicação de filtros e a manipulação de cores sem interferir na qualidade do arquivo final.

.....

E você, caro leitor, que recurso das câmeras profissionais gostaria de ver nos celulares? Não deixe de enviar a sua participação por meio dos comentários ou demais canais de comunicação do Tecmundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.