Viajar pra outros países provavelmente nunca esteve tão acessível como nos últimos anos, em que o preço das passagens de avião já não são tão absurdos e a entrada em boa parte das pátrias estrangeiras está mais receptiva – com exceção de alguns locais que intensificam cada vez mais o filtro dos turistas e imigrantes, com os Estados Unidos da América.

(Fonte da imagem: iStock)

Para esse tipo de viagem, é preciso pensar em muitos detalhes importantes, como o passaporte, a forma de transporte, o visto (quando este for exigido) e também o dinheiro que você vai usar para viver enquanto estiver no exterior.

Porém, um detalhe que alguns viajantes acabam esquecendo-se de planejar é a maneira como eles vão se comunicar com os parentes e amigos do Brasil e até mesmo com as pessoas da própria terra estrangeira que estiverem visitando. Nesses casos, como fazer para ter um celular durante a viagem sem gastar uma fortuna por esse serviço? Confira algumas das opções mais utilizadas.

Habilitando roaming internacional

O roaming internacional é a maneira mais comum de manter a comunicação funcionando normalmente enquanto se está em outro país, apesar de estar longe de ser a mais econômica. Essa alternativa faz com que a rede de origem do seu aparelho, gerada pela operadora contratada, seja alterada para outra rede, que corresponda ao local onde você estiver.

(Fonte da imagem: iStock)

A vantagem desta opção é o fato de o seu número continuar o mesmo, já que o que muda é apenas é a origem do sinal utilizado. Portanto, seus amigos e familiares podem continuar ligando e enviando mensagem para o mesmo número normalmente.

A desvantagem é a quantia em reais que você provavelmente vai desembolsar com esse serviço, já que você deve pagar taxas especiais para cada operação feita. Os valores variam muito de operadora para operadora e de plano para plano.

Algumas empresas de telefonia disponibilizam pacotes especiais para que você não saia no prejuízo (vamos comentar isso mais a fundo no próximo tópico). Porém, se você deixar para resolver isso na última hora, é provável que acabe gastando muito mais do que planejava. O melhor é sempre se informar para evitar surpresas desagradáveis no fim do mês.

Planos especiais ofertados pelas operadoras

As principais companhias de celular do país oferecem opções de planos especiais para quem vai viajar para o exterior de férias. Empresas como Claro, Oi, Tim e Vivo apresentam propostas vantajosas para os seus clientes – vai de você selecionar o pacote que apresente o valor e os serviços contratados que estejam mais de acordo com as suas necessidades. Clique no nome das operadoras citadas acima para acessar a página específica para esse fim.

Além disso, algumas dessas operadoras oferecem opções diferentes para quem quer se manter comunicável no exterior, mas sem complicar muito a vida nem gastar muito dinheiro com isso. A Vivo, por exemplo, permite que você “empreste” um aparelho que venha juntamente com um chip internacional. A negociação é feita por meio de um cheque caução que coloca o cliente como responsável caso algum extravio aconteça.

(Fonte da imagem: iStock)

Outra opção especial é a disponibilizada pela Claro, que aluga um smartphone e fornece um pacote especial juntamente com o aparelho para que você possa se comunicar normalmente em terra estrangeira. Geralmente esses planos variam de acordo com o país para o qual você está viajando, por isso é importante prestar atenção nos detalhes e nas condições impostas pelas operadoras.

Aluguel de aparelhos e compra de chips no local da viagem

Em alguns países, como os Estados Unidos da América, a Alemanha e até mesmo a África do Sul, é possível comprar um chip pré-pago de uma operadora do próprio local. Na maior parte dos casos, você paga um valor mais em conta do que gastaria de adquirisse um plano no Brasil.

Porém, antes de sair comprando é preciso prestar atenção nas configurações-padrão utilizadas pelas operadoras e tomar cuidado com a compatibilidade entre o seu aparelho e as tecnologias apresentadas pelo país.

(Fonte da imagem: iStock)

Em alguns casos, é mais vantajoso comprar ou alugar um aparelho no local com um chip próprio para aquele telefone. Outra opção é a possibilidade de procurar empresas que ofereçam pacotes de dados e de minutos específicos para turistas no local para o qual você está viajando.

Entretanto, isso compensa apenas para as pessoas que vão passar pelo menos um mês viajando, já que a cobrança média dos planos é feita de forma mensal. Outro detalhe que deve ser considerado é se existe compatibilidade entre os serviços ofertados pelas empresas de telefonia e o seu aparelho.

Utilizando um chip da Maxroam

É um chip criado especialmente para os viajantes que estão com as malas prontas para viajar para o exterior que oferece tanto créditos para ligações e envio de mensagens quanto pacotes de conexão com a internet. A parte mais interessante deste serviço é o custo apresentado por ele: cerca de 70% mais barato do que utilizar um roaming internacional.

Site oferece chips com pacotes exclusivos para diversos países do mundo (Fonte da imagem: Maxroam)

A abrangência de cobertura da Maxroam é excelente, permitindo que você utilize o chip em aproximadamente cinquenta países diferentes ao redor do mundo. Nessa lista, estão inclusos desde locais de grande visitação – como Reino Unido, Canadá, Itália e Espanha – até mesmo pátrias menos procuradas para viagens – como Gana, Estônia, Bulgária e República Tcheca.

Como o produto se trata de um chip, assim como o que utilizamos normalmente em nossos aparelhos no Brasil, ele é compatível com todos os tipos de smartphones existentes e que sigam esse padrão. Para adquirir esse item, basta acessar o site do serviço e contratar o pacote que esteja mais adequado às suas necessidades.

Radio, Walkie-Talkie e VoIP

Com a popularização dos smartphones, tornou-se comum encontrar pessoas com aparelhos que rodem sistemas como Android e iOS. Além disso, a conexão por 3G e Wi-Fi também se transformou em algo normal entre as pessoas – tornando possível a ampla utilização de serviços que usam conexão de dados para a comunicação, como email, correio de voz, mensagens em redes sociais, etc.

(Fonte da imagem: iStock)

Graças a essa característica, opções de comunicação que já eram utilizadas em computadores e telefones fixos ligados a uma conexão com a internet acabaram se tornando disponíveis também nos mobiles. Isso acontece por meio de aplicativos que permitem a troca de áudio como se os portáteis fossem rádios, possibilitando que você se comunique em tempo real e de forma gratuita. Confira algumas opções gratuitas e eficientes:

Viber

Este programa permite que você faça ligações gratuitas entre os aparelhos, mesmo quando um deles estiver localizado em território estrangeiro. Porém, o smartphone com quem você deseja falar deve ter este aplicativo instalado e precisa estar conectado à internet, caso contrário não é possível utilizar as ferramentas oferecidas.

Além do envio e do recebimento de gravações de áudio, o aplicativo possibilita a troca de mensagens de texto, como se fossem SMS normal, mas sem cobrar nada por isso. O interessante é que o software copia a aparência da interface oferecida originalmente pelo aparelho.

Viber para Android

Baixar Viber

Viber para iOS

Baixar Viber

Voxer

Assim como o aplicativo anterior, Voxer permite que você envie e receba mensagens de áudio para os seus amigos e familiares enquanto estiver conectado a uma rede Wi-Fi ou a uma conexão 3G. Ele também torna possível o envio de mensagens de texto e de imagens, permitindo que você crie grupos para conversar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo – tudo isso de forma instantânea e totalmente gratuita.

Divirta-se com ligações e mensagens gratuitas (Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

Outra vantagem do Voxer é a possibilidade de sincronização com o perfil do Facebook. Como o aplicativo exige que você crie uma conta para utilizá-lo, a possibilidade de aproveitar os dados já inseridos na rede social ajuda a tornar esse processo mais rápido, além de permitir que a sua lista de amigos seja utilizada para dar início às conversas.

Diferentemente do Viber, este programa apresenta uma interface inteiramente própria, mesmo para as telas que possibilitam o envio e o recebimento de mensagens de texto. Cada vez que algum arquivo novo é recebido, o software envia um aviso sonoro parecido com o de rádio comunicador, como os que se destacam nos aparelhos Nextel.

Voxer para Android

Baixar Voxer Walkie-Talkie PTT

Voxer para iOS

Baixar Voxer Walkie-Talkie PTT

Zello

Zello funciona da mesma forma com o Voxer, disponibilizando uma ferramenta que imita um Walkie-Talkie e que permite realizar gratuitamente conversas entre pessoas que estejam conectadas à internet e que tenham cadastro no programa.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

As diferenças mais significativas entre os dois softwares é a aparência e a forma como os históricos são guardados: este aplicativo apresenta uma interface mais sóbria e reprodução do registro de áudio de cada conversa em uma sequência automática. Além disso, este programa oferece a opção de criar canais, com a finalidade de definir se os bate-papos vão acontecer de forma privada ou pública.

Zello para Android

Baixar Zello Walkie Talkie Loudtalks

Zello para iOS

Baixar Zello Walkie Talkie

......

Esta seleção lista apenas algumas opções para se manter comunicável em outro país, consideradas as principais. Você conhece outras formas de utilizar o aparelho celular no exterior com praticidade, sem estourar o orçamento mensal? Deixe um comentário e conte-nos se você já passou por essa experiência.

Cupons de desconto TecMundo: