82% dos celulares vendidos nos primeiros meses de 2012 são Android ou iOS

1 min de leitura
Imagem de: 82% dos celulares vendidos nos primeiros meses de 2012 são Android ou iOS

(Fonte da imagem: Divulgação/Google e Apple

Apesar do esforço das concorrentes, Apple e Google dominam cada vez mais o mercado de sistemas operacionais para celulares. É essa a principal conclusão do levantamento de dados feito pelo instituto IDC para registrar as vendas de smartphones nos primeiros meses de 2012, que chegou a 152,3 milhões de unidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os números são de assustar: 82%, ou cerca de oito em cada dez aparelhos, vão apenas para Android e iOS, com 59% e 23% das vendas de mercado, respectivamente. No mesmo período do ano passado, a soma de ambos nem chegava a 55%.

Logo abaixo, porém bem distantes em fatia de mercado, estão Symbian (6,8%) e BlackBerry (6,4%). As duas plataformas sofreram quedas bruscas em comparação com 2011, especialmente o sistema desenvolvido pela Nokia. Linux (2,3%) e Windows Phone 7 ou Mobile (2,2%) completam a lista de marcas mais presentes.

As vendas nos primeiros meses de 2012 e 2011 em porcentagem e milhares de unidades. (Fonte da imagem: Reprodução/IDC)

A pesquisa ainda apontou alguns fatores que justificam os resultados. A Samsung seria a principal empresa responsável por alavancar as vendas do Android, mas seguida de uma série de companhias diversas que continuam em crescimento.  Já o iOS aposta na popularidade e nos diferentes modelos de iPhone. As plataformas da RIM e da Microsoft, que apresentaram números baixos, aguardam novos lançamentos em 2012 para melhorar a posição na tabela.

Fonte: IDC

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.