Não há como negar, os consumidores se interessam cada vez mais por gadgets ultramodernos e com características únicas (afinal, todos um dia sonharam com a existência do iPhone). Agora, você já pensou se houvesse um celular que fosse como um relógio: leve, pequeno e funcional? Então, a ideia não é nova (algumas empresas já tentaram fazer), porém o lançamento mundial do primeiro aparelho desse tipo deve ocorrer ainda no ano de 2009.

O relógio-celular e suas características

Claro que a alta tecnologia impera nesta pequena maravilha da LG. Contando com um sistema aperfeiçoado de touchscreen, o novo LG quase que dispensa a utilização de botões físicos (ainda que venha com 3 botões laterais). A tela do aparelho tem 1, 43” (polegadas), o suficiente para exibir os números e informações principais. Apesar da simplicidade nas 256 mil cores, os usuários dificilmente vão notar defeitos aparentes, pois a resolução da telinha é relativamente alta: 176x220 pixels.

Com as dimensões comuns de um relógio qualquer, o novo LG GD910 pesa apenas 84g e traz tantas funções que nem parece verdade. Imagine que neste pequeno aparelho há uma câmera que oferece suporte à vídeochamadas e espaço suficiente para armazenar músicas no formato MP3. Como senão bastasse este celular vai além, ele tem tecnologia Bluetooth e reconhecimento de voz. Achou pouco? Então confira abaixo mais alguns destaques deste aparelho.

Internet

Suporte a tecnologia 3G já está virando algo comum e é evidente que um aparelho com tantas funções teria acesso a web através da rede HSDPA, mas dificilmente alguém imaginaria que ele seria capaz de se conectar a incríveis 7.2Mbps. Como senão bastasse, o LG GD910 tem suporte a EDGE para locais onde o 3G não esteja disponível.

Vídeochamada de boa qualidadeVídeochamadas

Para quem curte uma boa videoconferência, pode ficar tranquilo, porque o GD910 promete uma conversa fluente e com qualidade de imagem razoável. A câmera deste celular possui resolução de 352x288 pixels, valor suficiente para efetuar uma transmissão aceitável com outros celulares.

Música e Bluetooth

O MP3 Player deste celular não é um grande destaque, mas ao que tudo indica deve ser uma ótima alternativa para quem não quer carregar outro aparelho no bolso. Não foi especificada a quantidade de memória que o celular trará, mas já é certo que não há espaço para cartão de memória.

Vale frisar também que o LG GD910 será totalmente compatível com a tecnologia Bluetooth versão 2.0 com A2DP (pronta para a transmissão de áudio em alta qualidade). Apesar de não ter sido dito, o novo aparelho da LG deve ser compatível com a transmissão de dados para outros dispositivos que utilizem o Bluetooth. Além disso, este pequeno aparelho permite que todas as conversas sejam feitas através de fone, afinal, é um tanto incomodo utilizar o viva-voz para que todos ouçam suas conversas.

Será que esse aparelho vai fazer sucesso?

Parece que a LG está querendo dar um passo muito além no conceito de celular padrão, o que pode ser meio arriscado. Apesar de os consultores da LG entenderem de tendências de mercado, um celular tão diferente pode não fazer tanto sucesso devido a sua falta de praticidade. Mesmo com a tecnologia touchscreen, o usuário sofre um pouco para acessar as funções devido ao tamanho reduzido do visor.

O preço é um fator que também deve ser levado em consideração, pois tanta tecnologia tende a custar um valor bem alto, alguns sites até arriscam palpites com valores próximos ou superiores a £500 (Euros). Ou seja, de certa forma o celular não vai ser uma tendência para o mercado brasileiro, sendo que apenas consumidores dispostos a arriscar uma experiência com um aparelho diferente irão investir tanto neste celular.

Outro detalhe que deve desagradar muitos usuários é as ligações que devem ser efetuadas através de um fone Bluetooth. Apesar de ser muito cômodo, isso muda totalmente a maneira como a grande maioria utiliza o telefone para conversação: o telefone grudado no ouvido. Não que seja ruim, mas existem pessoas que simplesmente abolem os dispositivos Bluetooth e não vão querer um transmissor com esta tecnologia gerando ondas o tempo todo em seus ouvidos.

E o pior, já imaginou se o seu “relógio” tivesse de ser recarregado a cada dez dias? Pois é, este é um inconveniente do celular-relógio, porque mesmo com uma bateria duradoura, ele dura somente 247 horas se você não utilizá-lo para outras funções, a não ser ver as horas. Já em conversação, o bateria do aparelho dura duas horas, fator que não agrada muito usuários que gostem de falar muito ao telefone.

Bateria dura pouco e deve ser um dos pontos negativos

Engorde o porquinho

Caso você tenha adorado a ideia do celular-relógio LG GD910, talvez seja bom já ir economizando dinheiro desde agora, para que no lançamento seu porquinho já esteja pronto para o alto investimento.

Aproveite o espaço dos comentários e deixe a sua opinião. Você acha que a moda do celular-relógio irá pegar? Vale a pena trocar aparelhos mais robustos por um celular compacto? Queremos saber o que você pensa, participe!

Cupons de desconto TecMundo: