Top 10 dos smartphones mais esperados para 2017

8 min de leitura
Imagem de: Top 10 dos smartphones mais esperados para 2017
Imagem: wccftech

Se o ano que vem for mesmo o que as especulações e rumores estão esperando para o mercado de smartphones, vamos ter um 2017 cheio de novidades bem empolgantes. Para começo de conversa, espera-se que a Samsung lance um Galaxy S8 bem “exótico”, com leitor de digitais embutido na tela e com display praticamente sem bordas.

A Apple, por sua vez, deve vir com uma edição de aniversário do iPhone. Ainda há pouca coisa concreta sobre o novo smartphone da Maçã, mas, como a empresa normalmente se importa com aniversários de seus produtos, é possível que tenhamos alguma coisa especial por parte da empresa.

É provável que marcas passem para os 64 GB como mínimo de armazenamento em seus top de linha

Fora as expectativas específicas para as duas líderes de mercado, há também algumas tendências que todo mundo deve começar a seguir na categoria dos top de linha. Por exemplo, com a Apple finalmente abandonando os 16 GB para seus smartphones mais básicos, é provável que as outras marcas passem para os 64 GB como mínimo de armazenamento em seus top de linha. A Lenovo já faz isso com seus aparelhos premium no Brasil, e as demais fabricantes devem seguir a mesma linha já em 2017, ou no máximo 2018.

Telas 2K já são padrão em praticamente todos os top de linha da atualidade, mas algumas fabricantes ainda estão insistindo em manter o Full HD em seus aparelhos mais caros. Sony e Asus estão entre elas, bem como a Maçã. Com o início da popularização dos acessórios de realidade virtual, o segmento premium não deve mais ter smartphones poderosos sem telas 2K. Espera-se também que mais fabricantes passem a pensar em celulares com bordas cada vez menores em volta da tela.

Agora, veja o quais são os aparelhos mais esperados para o próximo ano:

1.Galaxy S8

Arte conceitual do Galaxy S8

O próximo top de linha da Samsung é o mais esperado por uma série de razões. Já existe um bocado de rumores sobre o novo aparelho da coreana e, pelo que parece, ele provavelmente será algo bem inovador e futurista. A face frontal deve ser quase completamente ocupada pela tela, com bordas mínimas em volta. Espera-se também que todas as versões do S8 tenham bordas curvadas, sendo o atual S7 o último modelo com tela plana na categoria dentro do catálogo da marca.

Em hardware, não há dúvidas de que ele será um dos mais poderosos do mercado, se não for o mais potente, com chips Snapdragon e Exynos atuais, bastante RAM e boas GPUs. A câmera deve ser ainda mais rápida, com tecnologia de foco PDAF Dual-Pixel. Foi especulada também a possibilidade de um leitor de digitais óptico embutido na tela.

2. iPhone 8 ou 7s

Apesar de 2017 marcar o décimo aniversário do iPhone, a Apple só deve lançar esse smartphone do terceiro para o quarto trimestre do ano que vem. Por isso, os rumores mais concretos e vazamentos ainda são muito raros. O que temos de especulação no momento são coisas bem ousadas, que não combinam muito bem com a abordagem da Apple em smartphones.

Arte conceitual do próximo iPhone

Fala-se em um aparelho com tela praticamente sem bordas, assim como o S8 e o Xiaomi Mi MIX, e sem botão home na parte da frente. Ademais, como a Apple conseguiu deixar toda a concorrência para trás em questão de hardware e desempenho neste ano com o iPhone 7, é possível que isso se repita no ano que vem também. Por fim, rumores sobre a possibilidade de o próximo iPhone ter carregamento sem fio estão ficando mais intensos, já que a Maçã supostamente deve trocar a carcaça de metal por um tipo de cerâmica super-resistente.

3. Google Pixel 2

Apesar de os lançamentos das grandes marcas terem gerado milhões de dólares em vendas, o smartphone sobre o qual mais se falou em 2016 (dentro da esfera da tecnologia) foi certamente o Google Pixel. O aparelho da gigante das Buscas que veio para pôr um fim à linha Nexus realmente tem um grande apelo nos mercados onde está sendo vendido e foi comparado pela mídia internacional como o único Android capaz de superar o iPhone em qualidade em todos os quesitos.

Google Pixel foi considerado o melhor smartphone do ano pela mídia internacional

Ainda não conhecemos nenhum rumor sobre a próxima geração desse smartphone que acabou de ser lançado, mas temos alguns palpites sobre o que podemos esperar para o ano que vem: certificação IP67 (à prova de água e poeira), revisão de design para diminuir as bordas em volta da tela. É muito provável que o próximo Pixel também possua a melhor câmera já vista em um celular.

4. Primeiro top de linha Android da Nokia

Rumores sobre o retorno da Nokia ao mercado de smartphones estão pipocando há anos na web. A marca finalmente confirmou que vai fazer isso em 2017, mas os vazamentos que chegaram à web até o momento parecem revelar que a companhia só tem um ou dois dispositivos intermediários para lançar em breve.

Mas a gente acredita que, até o fim do ano, a empresa resolva lançar um top de linha de verdade com Android. Esse aparelho deve contar com um hardware bastante potente, em par com os concorrentes do ano, e um sistema otimizado. Como é um retorno de uma marca bastante querida pelos fãs de tecnologia e pelo público geral, o suposto celular merece um lugar na nossa lista.

Conceito de smartphone Android da Nokia

5. Moto Z2

A Lenovo deu um reset no catálogo de tops de linha da antiga Motorola com o lançamento dos Moto Z e Z Play e todo o conceito modular desses dispositivos. A fabricante inclusive prometeu que os módulos que servem hoje nesses celulares vão servir também nas próximas gerações. Ou seja, quem entrar nessa “plataforma” em 2016 não terá que adquirir novos acessórios em 2017.

Por isso, há bastante curiosidade sobre como a fabricante vai lidar com essa limitação de design. Seja como for, o Moto Z2 deve trazer hardware de ponta, design arrojado e cerca de 20 novos módulos para os clientes comprarem.

6. LG G6

A LG pisou na bola com o lançamento do G5, especialmente na América Latina, onde a empresa colocou à venda uma versão capada do aparelho, o tal do G5 SE. O smartphone vendeu mal no Brasil e no exterior, pois suas capacidades modulares eram muito limitadas e bem inferiores ao que a Lenovo apresentou.

LG G5 modular

Por isso, existe a expectativa de que a LG, sendo uma grande e muito capaz fabricante de smartphones, consiga repensar seu conceito de top de linha e lance um produto mais "seguro" e mais compreensível no ano que vem. O top de linha de 2017 da marca também deve ter um ótimo hardware, mas a empresa pode abandonar de vez as baterias removíveis, bem como deixar de focar em capacidades modulares.

7. Moto G5

A linha Moto G construída pela Motorola e herdada pela Lenovo deve ganhar uma continuidade em 2017. Ainda não sabemos de rumores sobre o aparelho, mas, como ele será um intermediário, essas informações só começam a aparecer mais perto do lançamento, esperado para a segunda metade do ano.

Ainda não há informações sobre o próximo intermediário da marca

Como o design do Moto G4 atual não está sendo muito elogiado, espera-se que a Lenovo tente investir em alguma melhoria nesse sentido para fazer seus aparelhos concorrerem melhor com os Galaxy A da Samsung, que têm reinado praticamente sozinhos no segmento dos intermediários com construção premium.

8. Galaxy Note 8

Ainda não há rumores sobre o próximo celular da linha Note da Samsung, e existem dúvidas de que a marca terá coragem de lançar algum modelo para suceder o Note 7, o smartphone com o maior histórico de explosões que se tem notícia. Mais de 100 unidades entraram em autocombustão logo após o aparelho ter chegado ao mercado. No fim desse drama todo, a Samsung acabou recolhendo todos os dispositivos e reembolsou os clientes. O prejuízo estimado chega à casa dos bilhões.

Note 7 foi o maior fiasco da Samsung em sua divisão mobile

Por conta dessa história toda, existe uma grande expectativa para o possível lançamento do Galaxy Note 8 ou de algum smartphone com caneta S Pen que venha a substituir o Note 7. Rumores recentes afirmam que a Samsung está tornando seus processos de testes e design rigorosíssimos para evitar um novo fiasco desse tipo. Fora isso, como é tradicional nessa categoria, o tal aparelho teria um hardware melhor que o do vindouro Galaxy S8 e traria recursos inovadores para os usuários mais hardcore. Será que isso vai acontecer?

9. OnePlus 4 ou 5

Apesar de não vender seus smartphones localmente no Brasil, a OnePlus fez seu nome nos últimos anos entregando smartphones com ótimo desempenho, boa qualidade e preços bem mais “justos” que os da concorrência. Também não sabemos de detalhes mais específicos sobre o próximo aparelho da marca, mas parece que ele pode se chamar OnePlus 5, deixando o 4 de lado.

OnePlus 3T foi o smartphone mais elogiado da marca até agora

Como a empresa costuma entregar sempre o hardware mais atual e grandes quantidades de RAM em seus smartphones, podemos esperar a mesma abordagem em 2017. Portanto, o próximo dispositivo da marca deve ser tão impressionante quanto o atual 3T.

10. Xperia XZ 2017

A Sony lançou o Xperia XZ no mercado brasileiro há poucos meses, e o TecMundo testou o smartphone. A conclusão foi de que o celular era de ótima qualidade em quase todos os quesitos, mas o seu preço estava muito acima da realidade, sem expectativa de baixar muito também.

Contudo, como a Sony aparentemente está com uma tendência de queda nos preços, tendo diminuído o valor de alguns de seus modelos por aqui, podemos esperar que a empresa continue assim em 2016. Se isso acontecer, a japonesa pode novamente conquistar o coração dos brasileiros com bons aparelhos por bons preços. Pode ser que isso não se concretize já com o sucessor do Xperia ZX, em 2017, mas quem disse que a agente não pode sonhar, né?

***

O que você achou da nossa lista? Qual outro smartphone você acha que estaria entre os mais esperados para 2017, especialmente no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.