Fazer com que o pessoal mais velho faça a migração dos celulares antigos para os smartphones pode ser um processo árduo. O ideal, geralmente, é escolher um aparelho barato para que esse público possa se adaptar pouco a pouco às novidades do dispositivo. Porém, com os modelos de entrada ficando cada vez mais avançados, nem sempre é fácil achar um modelo ideal para a tarefa – e para o seu bolso. De olho nesse segmento, a Rockcel resolveu lançar o Quartzo, um smartphone básico e com preço bem acessível.

Para começar a empreitada com o pé direito, o novo equipamento da fabricante brasileira foi apresentado oficialmente na última segunda-feira (17) durante o Programa do Ratinho, no SBT. De acordo com a empresa, o gadget foi desenvolvido para atender um perfil de consumidor que procura recursos, desempenho e um ótimo custo-benefício. De início, pode parecer uma proposta ousada, mas, pelo menos quando se fala de custo, o brinquedinho não decepciona, já que ele pode ser adquirido por exatos R$ 399.

“O Quartzo segue a estratégia de venda da marca que valoriza o pensamento ‘mais por menos’. Por isso, o lançamento é considerado um dos mais completos para sua faixa de preço”, explica a Rockcel em seu comunicado a respeito do dispositivo. Com um valor mais em conta, é claro que o restante dos quesitos também segue uma linha mais humilde do que se vê comumente em opções de entrada de companhias internacionais. A versão do Android por exemplo ainda fica no Lollipop (5.1), enquanto a conexão móvel é limitada a 3G.

Em questão de hardware, embora a ideia pareça ser que o kit dê conta do básico de buscas na web, acesso a redes sociais e mensagens de “Bom dia!” no grupo de WhatsApp da família, as configurações podem dar um susto na galera já veterana no segmento. Afinal, fora o processador quad-core Spreadtrum de 1,3 Ghz, estamos falando de um celular com apenas 512 MB de memória RAM e míseros 4 GB de armazenamento interno. Confira abaixo as especificações completas do produto.

O Quartzo pode ser uma porta de entrada para os smartphones

Especificações Técnicas

  • Tela: LCD de 4 polegadas
  • Resolução de tela: WVGA (800x480 pixels)
  • Sistema operacional: Android 5.1 (Lollipop)
  • Processador: Spreadtrum quad-core de 1,3 GHz
  • Memória RAM: 512 MB
  • Armazenamento interno: 4 GB
  • Armazenamento externo: cartões micro SD de até 32 GB
  • Câmera traseira: 5 MP
  • Câmera frontal: 2 MP
  • Conectividade: 3G HSPA 850/2100 MHz, WiFi a/b/g/n, GPS + A-GPS, dual chip
  • Bateria: 1.800 mAh

Pesquise bem

Disponível nas cores preta e vermelha e acompanhando um case transparente para proteção do aparelho, o Quartzo já está sendo vendido tanto através do sistema de televendas da Rockcel (0800 580 2010) quanto pela loja virtual da NCBrasil – distribuidora autorizada da marca. Vale notar que, nessa mesma faixa de preço do dispositivo nacional – ou até mais baratos que ele –, há uma boa seleção de aparelhos com configurações mais encorpadas, como é o caso do Samsung Galaxy J1 Mini, Alcatel Pixi 4 e Positivo Selfie.

Cupons de desconto TecMundo: