Sabia que outros podem ouvi-lo por causa da vibração do seu smartphone?

1 min de leitura
Imagem de: Sabia que outros podem ouvi-lo por causa da vibração do seu smartphone?

Talvez muitos não saibam, mas o motor de vibração do seu smartphone pode funcionar como um microfone e compartilhar informações que você esteja comentando. Como isso é possível? Romit Roy Choudhury e Nirupam Roy, professor associado e candidato a PhD da escola de engenharia elétrica e da computação da Universidade de Ilinóis, nos Estados Unidos, explicam.

De acordo com a dupla, é possível alterar a voltagem aplicada ao motor de vibração para fazer com que ele deixe de atuar como um alto-falante e adquira propriedades de microfone. Entretanto, pode ficar tranquilo: isso não é algo que pode ser feito remotamente, e qualquer pessoa que tentasse algo do gênero teria que entrar em contato com o aparelho por cerca de alguns minutos para realizar as alterações. Você pode conferir um pouco dessa ideia no vídeo mais acima (em inglês).

Um detalhe mencionado por eles é que, apesar de o som captado usando esse método não ser algo extremamente compreensível (a frequência fica em torno de 2 KHz), existe a possibilidade de pessoas reconhecerem o que é falado em 80% dos casos, e até mesmo programas de reconhecimento de voz por meio de algoritmos são capazes de compreender 60% do que foi gravado.

Para que o motor de vibração do seu smartphone passasse a funcionar como um microfone, bastaria inverter a voltagem aplicada a ele

Uso para o bem

Mesmo com esses resultados, não há motivos para (muito) pânico. De acordo com os pesquisadores, a ideia do estudo passa longe de verificar como é possível se intrometer na vida de outras pessoas. Pelo contrário, os planos são de tentar encontrar algo que possa ser feito de forma construtiva a partir dessa informação.

“Estamos nos concentrando mais em explorar técnicas similares que possam nos ajudar a recuperar a fala de vibrações sutis das cordas vocais, ossos faciais ou do crânio. Se possível, isso pode ser útil para desenvolver um sistema de apoio a pessoas com deficiência na fala”, escreveu Roy em mensagem enviada ao site TechCrunch.

E você, imaginava que o motor de vibração do seu smartphone pudesse ir além de realizar um movimento de alerta indicando que você tem uma nova mensagem, lembrete ou qualquer outro motivo importante para checar o celular? Deixe a sua opinião no espaço destinado aos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.