Pesquisa: o smartphone está te deixando hiperativo

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisa: o smartphone está te deixando hiperativo

Algo que pode parecer óbvio foi praticamente confirmado pela Universidade de Virgínia, nos EUA: os smartphones podem ser os responsáveis pela dificuldade de concentração dos usuários. A pesquisa indica que quanto maior o uso do celular, maior a possibilidade de desenvolver hiperatividade.

Para realizar a pesquisa, os cientistas envolvidos selecionaram várias pessoas e as dividiram em dois grupos. O primeiro ficaria com os telefones ao alcance das mãos, e o segundo ficaria bem longe dos gadgets. Enquanto o dia passava, os dois grupos foram recebendo notificações nos smartphones — será que o pessoal que estava longe do celular começou a ficar incomodado com a distância?

Após um final de semana inteiro, o primeiro grupo, aquele que ficou com o smartphone em mãos, apresentou níveis de hiperatividade e desatenção mais altos que o segundo grupo.

A dica para evitar tudo isso é manter os celulares sem notificações com som

"Encontramos a primeira evidência experimental de que as interrupções de smartphones podem causar maior desatenção e hiperatividade — sintomas de transtorno de hiperatividade e déficit de atenção —, mesmo em pessoas comuns", comentaram os pesquisadores da Universidade de Virgínia.

A dica para evitar tudo isso é manter os celulares sem notificações com som e também evitar a presença constante desses gadget durante as 24 horas do nosso dia.

O celular te deixa desatento? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.