A Engineered Arts Limited levou o RoboThespian para receber os visitantes da CeBIT, que começa hoje. Esta “máquina” é capaz de encenar perfeitamente a peça “Hamlet” e deve chamar atenção durante a CeBIT com suas melhorias.

O modelo que está exposto na feira é fluente em 20 idiomas, incluindo o chinês. Graças a esta característica, o RoboThespian consegue manter conversas básicas, copiar ações das pessoas (com a ajuda do Kinect) e até imitar o C3PO — o famoso robô dos filmes “Guerra nas Estrelas”.

Existem modelos do RoboThespian, os quais têm tamanho de uma pessoa comum, instalados na NASA e no Banco Nacional nos EUA. Atualmente há 21 destes robôs no mundo, mas é a primeira vez que ele aparece na CeBIT.

O RoboThespian consegue detectar quando um humano se aproxima muito e, ao notar tal ação, ele se vira e tenta dar um beijo na bochecha. Além disso, esta máquina é capaz de dançar, cantar e responder a perguntas complexas – entretanto, em um teste recente, o RoboThespian cometeu uma séria gafe ao responde a pergunta “Quanto é 2 + 2?”, afirmando que a resposta seria “496”.

RoboThespian dança como nenhum outro robô

Fonte da imagem: reprodução/RoboThespian

O empenho na construção do RoboThespian foi grande, fato percebido pela aproximação na semelhança com humanos. Devido a esta característica, a fabricante — Engineered Arts Limited —  considera-o como um humanoide. Mais fotos e vídeos devem aparecer em breve, conforme novas notícias da CeBIT aparecerem. Um detalhe final: O RoboThespian pode ser adquirido por US$ 90 mil.