Casas inteligentes serão realidade em 10 anos, afirmam cientistas

1 min de leitura
Imagem de: Casas inteligentes serão realidade em 10 anos, afirmam cientistas

(Fonte da imagem: Reprodução/Wall[ace])

Você chega em casa do trabalho e é logo recebido por um avatar 3D, a água está fervendo na chaleira, um clima agradável já se espalhou pelos cômodos, um alarme o lembra de cortar a grama, o seu filho corre para desenhar na parede e na hora de ligar a torneira ou a luz só existem telas sensíveis ao toque.

Embora possa parecer uma cena de filme futurista, esse cenário pode estar muito mais próximo do que imaginamos. De acordo com o site Daily Mail, alguns cientistas afirmam que muitas dessas tecnologias serão realidade em apenas 10 anos.

As nossas residências terão mecanismos que as automatizam quase por inteiras. Por meio de dispositivos eletrônicos programados, as casas conseguirão controlar a iluminação, abrir e fechar janelas, regar plantas, alimentar animais de estimação e até se integrar aos nossos gadgets e carros. Alguns desses equipamentos já podem ser encontrados em apartamentos de luxo, por exemplo.

(Fonte da imagem: Reprodução/MPrint)

Além da comodidade, a tecnologia empregada em casas pode servir para a segurança de crianças e pessoas idosas, como aponta a pesquisa da Dra. Diane Cook, professora de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Universidade do Estado de Washington. A cientista vem testando dispositivos para ajudar idosos a se levantar, preparar sua comida, fazer chamadas telefônicas com as mãos livres e lembrar-se de tomar suas medicações.

“Até 2050, o maior grupo de idade entre as mulheres será de 80 anos ou mais. Nós queremos desenvolver tecnologias que forneçam a assistência necessária para suprir as limitações cognitivas ou físicas”, comentou Cook. Os mesmos mecanismos podem servir para ajudar pessoas com deficiências a ter maior independência.

Quer vislumbrar com mais detalhes como serão nossas casas no futuro? Então não deixe de conferir os seguintes artigos:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.