Conceito de casa movida a energia solar tem design único

1 min de leitura
Imagem de: Conceito de casa movida a energia solar tem design único

O exterior da casa (Fonte da imagem: Inhabitat)

O Departamento de Energia Solar dos Estados Unidos criou uma competição para desafiar universitários a construir uma casa inteiramente operada por energia solar. Entre as imposições propostas, o projeto teria necessariamente que ser eficiente, de custo razoável, completamente funcional e atrativo.

O vencedor deveria montar a casa mais funcional ao cliente e cujo custo fosse compatível com a realidade dos consumidores. Uma das casas que mais chamou a atenção do público, embora esteja na oitava posição, foi montada por duas universidades: o Instituto de Arquitetura da Califórnia do Sul (SCI-Arc) e o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech).

O projeto foi chamado de CHIP (Compact Hyper-Insulated Prototype) e desafia todos os conceitos atuais da arquitetura e da engenharia no que diz respeito a casas alimentadas por energia solar. Ela possui o formato externo de um losango, e possui o interior em vários níveis, lembrando, de certa forma, um anfiteatro.

Móveis compactados (Fonte da imagem: Inhabitat)

A alimentação da casa é provida por 45 painéis solares fotovoltaicos, montados sobre o teto (que se assemelha a um conjunto de almofadas brancas). O gerenciamento da energia é feito por meio de uma aplicação para o iPad (chamado eGauge). Ele também é responsável por produzir os relatórios de consumo detalhados da casa.

Quando não há pessoas no interior da estrutura, o eGauge é capaz de apagar todas as luzes e fazer com que a janela seja fechada. Além disso, o sistema de iluminação e entretenimento da estrutura é controlado por um sistema produzido para o Kinect do Xbox 360.

Dessa forma, o usuário pode ativar e desativar tais dispositivos por meio de gestos. O espaço total do ambiente é de 69,67 metros quadrados e está dividida em ambientes conforme o nível, com o “cômodo” mais alto sendo o quarto. Os móveis em seu interior são encaixados de forma a otimizar o espaço, lembrando muito um quebra-cabeças.

De maneira geral, toda a mobília é modular, almejando aproveitar melhor o espaço. Por exemplo, as cadeiras, quando não estão em uso, podem ser encaixadas na parede. A mesa é completamente removível.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.