A Baidu, dona do motor de buscas mais usado na China, está desenvolvendo um carro autônomo que poderá concorrer contra os veículos inteligentes da Google e Apple. O anúncio foi feito nesta semana por Wang Jing, vice-presidente sênior da empresa, segundo informa o The Wall Street Journal.

A responsável por fornecer as tecnologias que transformam o BMW Série 3 em um carro que dispensa a atuação do motorista é ninguém menos que a Samsung. De acordo com Jing, “várias viagens ao dia, por centenas de vezes”, já foram feitas nas vias expressas de Pequim, capital da China. A velocidade máxima alcançada pelo protótipo chegou perto dos 100 km/h; o objetivo, a longo prazo, é implementar uma frota capaz de atuar de modo autônomo junto do sistema público de transporte.

Radares a laser, sensores de proximidade e câmeras integram o mecanismo responsável pelo sistema de mapeamento e navegação do carro. Demais detalhes quanto às tecnologias da Samsung que equipam o BMW Série 3 não foram ainda divulgados pela Baidu.

Um setor de mercado a ser explorado

Vale observar que, apesar de enfrentar os obstáculos de um complexo centro urbano (testes feitos também pelo veículo da Google, por exemplo), o automóvel inteligente da Baidu não deverá ser vendido ao consumidor comum. “Vamos negociar com alguns governos para que possamos compartilhar veículos destinados a um serviço de transporte; poderia ser um carro ou uma van, mas para uso público”, esclarece Jing.

...

Você toparia pegar carona com um carro inteligente da Baidu? Comente no Fórum do TecMundo