A Volkswagen anunciou na última terça-feira (2) o lançamento brasileiro do Fox 2016, um dos primeiros carros do país a contar com o sistema CarPlay da Apple. O recurso faz parte de uma central multimídia que inclui o sistema MirrorLink e, futuramente, recursos do Android Auto desenvolvido pela Google.

Na prática, a ideia é a que o automóvel funcione igualmente com qualquer sistema operacional mobile: incluindo o Android, iOS e Windows Phone, principais nomes do mercado atual. Outras novidades do veículo são o ar-condicionado de série e novas motorizações — o valor inicial do Fox 2016 é de R$ 42.890 para a versão Trendline, podendo chegar a R$ 62.490 no modelo CrossFox 1.6.

O CarPlay da Apple surge como uma solução para permitir que você use recursos do iPhone de forma segura. Todos os comandos feitos no smartphone aparecem em uma tela de seu carro, e é possível obter itinerários, enviar e receber mensagens, fazer chamadas e escutar músicas, entre outras funções diversas.

Já o Android Auto promete oferece funções semelhantes, mas seu uso ainda não está liberado pela Google. Apesar disso, quem investir no automóvel já leva a garantia de poder usar a nova solução da empresa assim que ela for lançada oficialmente no Brasil.