Você já ouviu muito sobre os carros autoguiados da Google. Eles são veículos programados para que possam se dirigir sozinhos entre pontos indicados pelos proprietários — respeitando leis de trânsito, fluxo de veículos e possíveis obstáculos que surgirem no caminho. Depois de passarem por diversas etapas de testes internos nos laboratórios e pistas próprias para isso, eles estão prontos para pegar a estrada.

A Google informou que no início do verão norte-americano (entre os meses de junho e julho), alguns protótipos do Google Car estarão sendo testados nas estradas dos Estados Unidos — mais especificamente da Califórnia, em pistas próximas a Mountain View. Mas é preciso deixar bem claro que estes carros não estão sendo colocados nas estradas totalmente sozinhos, não é mesmo?

De acordo com a própria empresa responsável, os carros autônomos terão velocidade limitada às 25 milhas por hora — algo próximo aos 40 quilômetros por hora — e todos terão um piloto de segurança a postos para evitar qualquer acidente. Sempre que aparecer alguma ameaça ou problema,  o piloto consegue tomar o controle do carro rapidamente para fazer com que ele volte a ser dirigido normalmente.

Depois dos testes que serão feitos neste ano, ainda existem muitas etapas a serem ultrapassadas antes de os carros autônomos serem vistos nas ruas. A Google e outras empresas que quiserem investir nisso ainda precisam de força legal para mudar legislações e regulamentar os veículos. Além disso, ainda não está claro o quanto isso refletirá nos custos para os consumidores.