Em uma declaração oficial para a imprensa, a Volvo Cars se uniu ao Open Automotive Alliance, uma aliança global de líderes em tecnologia da indústria automotiva, cujo o propósito é trazer a plataforma Android para os carros. A forma escolhida para tornar o sistema disponível foi uma nova interface no painel, trazendo para o consumidor um conceito muito diferente de carro do que aquele que estamos acostumados.

A integração ao Android Auto permitirá uma nova dimensão à experiência do motorista com a Volvo Cars. O Android Auto traz funções e serviços familiares aos usuários de tablets e smartphones Android, diretamente na tela sensível ao toque do painel.

“A abordagem do Google focada no usuário e na aplicação da tecnologia para melhorar a vida das pessoas torna o Android Auto a soma perfeita à experiência da Volvo Cars”, explica Håkan Samuelsson, presidente e CEO da fabricante sueca.

Interface e controles similares aos encontrados em outras plataformas Android

A interação entre o Android Auto e a nova interface da Volvo Cars pretende transformar o visual e a percepção do interior. “Trabalhamos duro para garantir uma experiência agradável com o Android Auto. Isso oferecerá a nossos consumidores um novo grau de fluidez e acessibilidade no uso de dispositivos móveis e trará o ecossistema digital de nossos consumidores para o carro, complementando os serviços e aplicativos conectados já existentes na interface da Volvo Cars”, explica Håkan Samuelsson.

Android Auto permitirá o acesso ao Google Search, Google MapsGoogle Play Music e aplicativos de terceiros, adaptados ao universo do automóvel, como o Spotify. Todos os aplicativos poderão ser controlados por meio de voz, controles no volante ou por toque na tela, garantindo que toda a interação com o Android Auto seja segura e fácil.

A tela sensível ao toque proporciona aos usuários o benefício da familiaridade com uma interface Android bastante similar aquela encontrada em tablets e smartphones, tornando a adaptação mais simples e eliminando a necessidade de intercalar entre telas do carro e telas do sistema Android.

“Os usuários de Android se sentirão completamente em casa no novo Volvo. Criamos um sistema completamente integrado com nossa tela sensível ao toque que eleva a experiência de conectividade a bordo a um novo nível. Isso, somado aos benefícios óbvios de segurança, como o sistema avançado de controle por voz da Google, faz do Android Auto o parceiro perfeito para a Volvo”, explica Håkan Samuelsson.

Também haverá uma versão com sistema da Apple

O Android Auto estará disponível nos novos carros da Volvo que adotarão a nova plataforma Scalable Product Architecture (SPA), lançada com o novo XC90, modelo que será revelado este ano no Salão do Automóvel de Paris.

A Volvo Cars também incluirá o Apple CarPlay em todos os novos modelos baseados na nova plataforma. Isso tornará possível aos usuários de modelos da fabricante sueca conectarem-se com as duas maiores plataformas de smartphones, diretamente na tela do carro.