A Nissan apresentou nesta sexta-feira (25) uma novidade que, se não vai acabar de vez com os lava rápidos, deve ajudar você a diminuir os custos de limpeza de seu automóvel. A empresa desenvolveu uma tinta super-hidrofóbica e oleofóbica capaz de repelir água e outros líquidos, que atualmente está sendo testada em alguns de seus veículos que circulam pela Europa.

Para demonstrar o potencial da invenção, a companhia preparou um vídeo que mostra um carro cuja metade da pintura foi feita com a nova solução e a outra metade possui uma pintura convencional. Os resultados são surpreendentes e tornam clara a eficiência da nova solução, que foi batizada com o nome “Ultra Ever-Dry”.

A Nissan admite que a nova tinta ainda está em fase inicial de testes e que ainda é preciso testar sua resistência após longos períodos de uso, o que deve exigir alguns meses de observação. No momento, a companhia não tem planos de disponibilizar a tecnologia como uma solução-padrão para seus automóveis, embora estude oferecê-la de alguma maneira a seus consumidores. Agora, resta esperar para que alguma companhia encontre um método de acabar automaticamente com toda a poeira, a terra e as migalhas indesejadas que surgem dentro de um automóvel após alguns meses de uso.