Carros da Volvo ganham freios automáticos que detectam ciclistas

1 min de leitura
Imagem de: Carros da Volvo ganham freios automáticos que detectam ciclistas

(Fonte da imagem: Divulgação/Volvo)

A Volvo revelou na última terça-feira (5), durante o Motorshow de Genebra, o lançamento de um novo sistema de freios que deve trazer mais segurança ao trânsito. A novidade usa um radar combinado a uma câmera de alta resolução e uma unidade de processamento para detectar ciclistas e pedestres que estejam no caminho de um veículo.

Caso o carro se aproxime de maneira perigosa de algum desses elementos, seu sistema de freios é ativado de maneira automática para evitar acidentes. Segundo a empresa, a tecnologia foi desenvolvida levantando em conta fatos como o de que 50% das mortes de ciclistas na Europa são provocadas por colisões com automóveis.

Tecnologia já pode ser vista nas ruas

Segundo a fabricante, a nova tecnologia também é capaz de detectar a presença de outros veículos em condições perigosas que compartilham a mesma faixa. A nova funcionalidade deve ser incluída em todos os veículos da montadora que contam com seu sistema atual de detecção de pedestres.

“Como a líder de segurança automotiva, fomos o primeiro membro da indústria a mostrar tecnologias de detectores e freios automáticos”, afirmou Doug Speck, vice-presidente sênior de Marketing, Vendas e Serviços ao Consumidor da Volvo. “Ao adicionar mais e mais situações, reforçamos nossa posição. Continuamos avançando em nosso objetivo de desenvolver carros que nunca batem”, complementa.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.