Barbeiro? Carro autônomo da Google bate em ônibus durante teste

1 min de leitura
Imagem de: Barbeiro? Carro autônomo da Google bate em ônibus durante teste

O carro que se dirige sozinho da Google tem circulado pela Califórnia há algum tempo e já se envolveu em uma série de quase acidentes ou batidas que de fato aconteceram. Até agora, todas eram culpa integral dos motoristas humanos do outro automóvel, mas chegou o momento em que a inteligência artificial cometeu um deslize.

O carro autônomo da Google Auto colidiu contra um ônibus em uma rua do Vale do Silício, nos Estados Unidos. Tudo aconteceu em uma esquina: quando o semáforo ficou verde, o automóvel robotizado indicou que ia mudar da pista da direita para a do meio, buscando desviar de sacos de areia que ajudavam a sinalizar o trânsito.

Porém, um ônibus que vinha de trás a uma velocidade maior não parou para a passagem do Lexus da Google, que lentamente fez a transição que resultou em uma colisão. Determinar de quem é a culpa é complicado, e o próprio motorista da Google que acompanhava a condução admite que a tecnologia possui uma parcela desta vez — os sensores detectaram o outro veículo, mas "acreditaram" que ele iria frear e aguardar a passagem.

A Google não encara o acidente como uma tragédia. Segundo a empresa, isso é normal durante o período de testes, mas críticos da tecnologia aproveitaram o acontecimento para criticar a chegada dos carros autônomos. Os dados de antes e depois da batida, que só teve danos materiais e na maior parte só no carro da empresa, ficarão retidos para análise do órgão regulador de trânsito da Califórnia.

Você confiaria num carro autônomo? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.