Intel dá dicas de segurança sobre internet e eletrônicos para o Carnaval

2 min de leitura
Imagem de: Intel dá dicas de segurança sobre internet e eletrônicos para o Carnaval
Imagem: Thinkstock

Carnaval é época de festa e alegria, mas é muito fácil se descuidar e acabar estressado durante os blocos e desfiles. Na área da tecnologia, a alta concentração de pessoas, as viagens constantes e a pressa podem fazer com que você caia em um golpe, tenha aparelhos furtados e perca dinheiro por pura falta de cuidado.

Pensando nesses perigos, a Intel Security publicou uma série de dicas que podem coibir a ação desses criminosos virtuais e fazer com que você só tenha motivos para sorrir durante o feriado.

Não espalhe os dados pessoais por aí

O primeiro cuidado é definir a privacidade de tudo o que é postado nas redes sociais. Evite que qualquer pessoa tenha acesso a informações sobre viagens, lugares frequentados ou o seu endereço completo. “O excesso de informações pessoais facilita o trabalho dos golpistas que podem usar esses dados para criar perfis falsos ou até mesmo para planejar algum crime”, afirma Thiago Hyppolito, especialista em segurança da McAfee do Brasil e integrante da Intel Security.

Promoções muito boas para serem verdade

Sabe aquele pacote turístico incrível que garante férias paradisíacas por preços absurdamente baixos, mas que é oferecido em uma agência da qual você nunca ouviu falar? Nessa época do ano, são várias as páginas com ofertas falsas que cobram muito mais do que o prometido — ou que nem existem de verdade e servem apenas para roubar informações bancárias dos clientes. Sites mal feitos e com erros ortográficos, solicitação de muitas informações pessoais e logotipos ou fotos com baixa resolução são boas pistas para avaliar a veracidade do produto.

Desconfie até do WiFi

Redes de hotéis, restaurantes e cafés são muito úteis em situações de emergência ou tédio, mas é preciso ter cuidado. As redes abertas podem ser facilmente interceptadas, liberando acesso a dados como senhas e números de cartões de crédito — por isso, só use mídias sociais, email e transações bancárias se tiver certeza de que aquele ambiente virtual é seguro.

Tenha certeza também que está no WiFi correto, já que pontos de acesso fraudulentos podem usar nomes parecidos com os de verdade como camuflagem.

Smartphones perdidos ou roubados

Por mais que você coloque o aparelho no bolso ou na mochila, roubos e perdas podem acontecer. Para garantir a segurança, é ideal ter um aplicativo capaz de bloquear o dispositivo remotamente. Além disso, sempre use senha para desbloquear o aparelho, faça backup regularmente e evite o login automático em serviços e sites.

Se você está atrás de proteção extra e uma ajuda para aumentar essa proteção, é possível ainda experimentar o McAfee Antivirus & Security. Trata-se de um app gratuito indicado para proteger o dispositivo contra vírus e outras ameaças, como redes WiFi perigosas, além bloquear remotamente o aparelho em caso de perda ou roubo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.