Sistema da Audi que analisa semáforos ajuda a economizar combustível

1 min de leitura
Imagem de: Sistema da Audi que analisa semáforos ajuda a economizar combustível

(Fonte da imagem: Reprodução/PopSci)

Em cidades de muito congestionamento e com vários semáforos (ou sinais), os carros costumam gastar muita gasolina desnecessária: o motorista não consegue prever se a luz ficará vermelha ou em qual momento ela muda para o verde, resultando em freadas bruscas e arrancadas apressadas que esvaziam o tanque.

A Audi está preocupada com isso: a fabricante anunciou o desenvolvimento de um sistema online de reconhecimento de tráfego que faz a leitura dos semáforos e avisa o motorista sobre a distância entre o veículo e o poste, além de indicar a cor da luz de indicação e o tempo de espera.

Não é mágica: o sistema é capaz de fazer isso porque ele acessa o computador de tráfego da própria cidade, obtendo as informações relativas aos semáforos com precisão. Segundi a Audi, só na Alemanha, até 900 milhões de litros de combustível seriam poupados caso a tecnologia fosse implementada por completo por lá.

Por enquanto, a montadora testa o sistema em Berlim, Las Vegas e Verona, mas ainda é necessário receber uma aprovação do governo para operar comercialmente.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.