UniCab: solução sustentável para os taxis do futuro

2 min de leitura
Imagem de: UniCab: solução sustentável para os taxis do futuro

O planeta está desesperadamente pedindo que soluções que economizem recursos naturais sejam criadas. O grau de poluição lançado na atmosfera é um dos fatores que mais preocupa pessoas e organizações comprometidas com a sustentabilidade do planeta e pesquisa dessas soluções.

Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a Comissão de Taxis e Limusines (TLC), em uma conferência que reuniu 77 representantes de empresas interessadas, lançou um desafio para quem tiver coragem de aceitar: criar o projeto para uma nova frota de taxis para substituir a atual, que precisa urgentemente de modernização.

Quem nunca viu imagens dos típicos taxis amarelos da maior cidade e maior centro de negócios do mundo? Por mais que nunca tenha visitado Nova Iorque ou mesmo viajado para o exterior, você certamente já deve ter visto um dos amarelinhos em filmes ou desenhos animados.

Pois bem, a ideia da Comissão de Taxis e Limusines é atualizar essa frota e trazer novos veículos, proporcionando mais conforto, segurança e, principalmente, um transporte mais limpo e com mínimo impacto ambiental enquanto estiver em operação, e mesmo depois do término de sua vida útil.

Projeto inovador

Uma das iniciativas que respondeu ao desafio da Comissão se autodenomina “The Taxi of Tomorrow” ou “O Taxi do Amanhã”. Trata-se de um novo veículo, movido à eletricidade captada através de painéis solares instalados no teto do taxi.

O design tem linhas modernas, mantendo o amarelo padrão dos taxis nova-iorquinos e a identidade da cidade, que é um dos requisitos estabelecidos pela TLC e cumpridos pelos desenvolvedores do projeto.

UniCab

Observando as imagens, é possível notar que as rodas do carro ficam em suas extremidades, o que aumenta o espaço interno e otimiza sua utilização, principalmente por pessoas com qualquer tipo de deficiência física.

Além do banco do motorista, o taxi possui quatro lugares na parte traseira e mais um ao lado do motorista. Tudo isso com o conforto, segurança e pelo preço que normal de uma corrida.

A cidade de Nova Iorque possui também uma identidade visual, que é valorizada pelo design do carro: o teto pode se abrir para que os passageiros tenham uma experiência visual rica e aproveitem toda a paisagem e arquitetura da cidade.

Outra característica interessante do novo veículo é o sistema de informações externo, que mostra nas janelas do carro o destino ao qual ele se dirige e a quantidade de ocupantes.

Ou seja, se você precisa de um taxi para a mesma localidade, é possível compartilhar a corrida com outros passageiros, resultando em um melhor aproveitamento da frota e o desafogamento do trânsito da cidade, que é mundialmente conhecido como caótico.

UniCab

Apesar de diversas empresas terem demonstrado interesse em desenvolver o projeto do novo táxi para Nova Iorque, o UniCab, que possui esse nome como forma de aplicar o conceito “universal” ao veículo, representando a versatilidade e a possibilidade de atender as necessidades de todo tipo de passageiro.

E aí? Você pegaria carona em um táxi assim?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.