Car Tech: diga adeus às maçanetas

2 min de leitura
Imagem de: Car Tech: diga adeus às maçanetas

Apresentado no salão de Detroit em janeiro de 2010, o musculoso coupé da General Motors leva um codinome de respeito: “Cadillac”. Sinônimo de luxo, conforto e estilo, desta vez a marca investe em tecnologia para manter a distinção de seus veículos.

Entre as inovações do Cadillac Coupe CTS 2011, a completa ausência de maçanetas em suas portas chamou a atenção. O motivo não foi um novo controle remoto ou uma chave magnética, o veículo traz apenas uma película sensível no lugar do puxador. Maior segurança e um resultado estético únicos, basta tocar a porta para que ela se abra.

Reconhecimento de digitais

Sua impressão digital substitiu as chaves.Desenvolvido para reconhecer as digitais do motorista, a porta sensível ao toque não funciona com qualquer pessoa. Antes de poder abrir as portas do seu veículo, o condutor precisa fazer um reconhecimento de suas impressões digitais e salvá-las na central do carro. Não funciona tocando qualquer parte da porta, a película touchpad se localiza apenas do puxador.

Com um único gesto, o motorista destranca seu carro, desativa o sistema de alarme e seleciona as opções do condutor. Mais informações ainda não foram reveladas, mas o sistema tem potencial para ser integrado ao ajuste elétrico do banco e à central de mídia do veículo.

Dessa maneira, antes mesmo de sentar ao banco o veículo ajustaria a altura dos bancos de acordo com as preferências do motorista e seu player retomaria no ponto em que parou. A verdade é que o sistema acaba com necessidade de chaves, controles de alarme e ignição, tudo de que o motorista precisa são apenas suas próprias mãos.

Mais sobre o modelo

O Cadillac CTS convencional já é fabricado desde 2003. O design ousado de linhas acentuadas e os ângulos retos são características do veículo, mas sem abrir mão do luxo e do conforto característicos da Cadillac.

O modelo coupé conta com uma aparência bastante similar, mas possui apenas duas portas e um ar mais esportivo. Se o comprimento do CTS sofreu uma sensível redução, sua largura foi incrementada para garantir uma aparência mais musculosa.

Cadillac Coupe CTS - imagem de divlgação.

Os primeiros modelos devem chegar ao mercado internacional ainda neste ano e seu preço inicial é estimado em U$ 42 mil, nos EUA, claro. A motorização vem em duas versões: a 3,6 V6, que desenvolve 304 cavalos, e a versão CTS-V, que possui 6,2 litros em cada um dos oito cilindros e gera incríveis 556 cv. Isso deixa o rival Corvette comendo poeira com seus 504 cavalos.

E por falar em Corvette, saiba que a tecnologia que abre portas com um único toque foi inaugurada por ele mesmo. Famoso pela sua grande potência, o esportivo da Chevrolet tem apostado em tecnologia para se destacar no segmento, a exemplo do head-up display.

Quando tocar a porta do seu carro?

Felizmente os 500 cavalos de potência não são nenhum pré-requisito para a película sensível ao toque, caso contrário este acessório demoraria um bocado para chegar ao território nacional. O fato é que se trata de um dispositivo bastante recente, encarecendo o produto e o restringindo a uma opção estética de modelos renomados.

A película deve ser vista em diferentes classes de veículos e até mesmo em modelos mais acessíveis. Além de um mecanismo mais prático e seguro para a abertura das portas, o sistema sensível ao toque pode trazer muito mais conforto ao motorista ao aplicar automaticamente todas as suas preferências.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.