Já faz alguns anos que a Ford vem se empenhando para deixar de ser apenas uma fabricante de veículos e se transformar em uma empresa de soluções em mobilidade. Como parte de suas iniciativas nesse sentido, a companhia voltou pela quarta vez seguida para a Campus Party Brasil, onde montou um estande com direito a atividades para visitantes curiosos, workshops de conectividade, demonstração do Fusion Hybrid 2017 em realidade virtual e até anúncio do fruto de uma parceria com a Samsung.

Quem passar pelo espaço da Ford no evento poderá entrar no carro híbrido de verdade e, por meio do uso de dispositivos de VR, conferir seus principais recursos tecnológicos. “Quando o assunto é carro, nada melhor do que testar na prática. Como não é possível dirigir dentro do pavilhão de exposição, criamos um test-drive do Fusion Hybrid em realidade virtual”, conta Adriane Rocha, gerente de relações corporativas da empresa no Brasil.

Quem participar do Ford Unlock na Campus Party pode ganhar prêmios

No estande, os campuseiros também poderão participar do Ford Unlock, uma brincadeira que visa testar por meio de um quiz os conhecimentos dos visitantes não somente sobre as tecnologias da fabricante, mas também sobre conectividade e apps. Quem conseguir fazer pelo menos 1 mil pontos nas perguntas de múltipla escolha receberá brindes da marca. Além disso, às 17h de cada dia do evento, a companhia realizará workshops sobre como desenvolver e integrar aplicativos com o sistema Sync de seus carros.

Parceria com a Samsung

Aproveitando seu espaço na Campus Party, a Ford anunciou oficialmente o lançamento de uma nova versão do seu aplicativo Gear Auto Link, cuja primeira variante foi revelada oficialmente durante a CES 2017. Conectado ao sistema Sync do veículo por meio de um smartphone pareado por Bluetooth, o app pode emitir uma série de alertas diretamente para o relógio Gear S2 ou S3 da Samsung.

Ford e Samsung estudaram o que os brasileiros esperam da interação entre um smartwatch e um carro

Por meio de suas equipes brasileiras, as duas empresas cooperaram para trazer pela primeira vez para o mercado brasileiro a interação entre um smartwatch e um carro. As companhias pesquisaram quais são as expectativas dos brasileiros com relação a um relógio inteligente que se comunique com um veículo, propondo novas funções para o app Gear Auto Link que acabaram sendo incorporadas ao aplicativo.

"A gente atrelou a expertise da Samsung em smartphones e smartwatchs, como são o comportamento e as vontades dos usuários com os relógios, ao conhecimento que a Ford tem para entregar a melhor experiência enquanto você está dirigindo", disse Marcelo Daou, gerente sênior de produto da empresa coreana.

Uma das novidades é a integração com a agenda do celular, que permite receber alertas de eventos próximos na tela do relógio e, se houver um endereço cadastrado, já solicitar que o carro trace o trajeto até o local. Pais que tenham filhos pequenos também poderão configurar alertas no relógio para não esquecer seus bebês trancados no veículo – algo que já causou mortes de crianças por sufocamento.

Fernando Rossin (esquerda) e Marcelo Daou (direita)

Além das novas funções, o Gear Auto Link já permite que o usuário salve a posição de seu automóvel em estacionamentos, podendo simplesmente traçar uma rota até o ponto onde o carro estiver marcado no GPS se esquecer onde ele está parado. Se a vaga em questão for em uma garagem dentro de um prédio, também é possível usar o smartwatch para anotar a letra e o número da área onde o veículo for deixado.

Segundo Fernando Rossin, engenheiro de conectidade da Ford, a nova versão do app, que inclui as funções citadas mais acima e a compatibilidade com o Gear S3, está prevista para ser lançada na loja online da Samsung dentro de duas ou três semanas, ou no máximo até o final de fevereiro.

A Campus Party Brasil continua até domingo (5) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Cupons de desconto TecMundo: