Campus Party 2011 conta com nove convidados internacionais

2 min de leitura
Imagem de: Campus Party 2011 conta com nove convidados internacionais

Campus Party Brasil 2011 vai até o dia 23 de janeiro

Fonte da imagem: Campus Party Brasil

Começa hoje a Campus Party Brasil 2011. A cerimônia de inauguração está marcada para as 23h de hoje e o evento vai até o dia 23 de janeiro. Mas o que esperar da quarta edição da Campus Party?

Para começar, quem quiser se atualizar e aprender um pouco mais pode participar das oficinas que serão ministradas durante o evento. Robótica, simuladores e software livre são apenas alguns dos assuntos que serão abordados nos mini-cursos. Também estão previstas oficinas de astronomia, hardware e análise forense, tema essencial para quem quer aprender um pouco mais sobre segurança e sobre como identificar invasões de computadores.

Palestra também é o que não falta para os “campuseiros”, como são chamados os participantes do evento. Do software livre ao proprietário, do computador desktop aos equipamentos de exploração espacial, é muito improvável que alguém saia do evento sem aproveitar uma palestra sequer.

Entre os convidados, destacam-se alguns nomes muito importantes para o desenvolvimento da história da informática e da internet. Dois nomes que chamam a atenção são Stephen Crocker e Tim Berners-Lee.

Stephen Crocker, um dos responsáveis pelos protocolos da Arpanet

Fonte da imagem: Wikipedia

Crocker foi estudante da UCLA nos anos 60 e participou da implementação dos protocolos da Arpanet, a rede que serviu como base para a criação da nossa querida Internet. Atualmente, é CEO da Shinkuro, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento baseada nos Estados Unidos.

Tim Berners-Lee, criador da WWW

Fonte da imagem: Wikipedia

Já Tim Berners-Lee foi o responsável pela criação da World Wide Web, o sistema de documentos interligados acessados por meio da internet e que é mais conhecido pela sigla WWW ou Web. Berners-Lee é formado em Física pela Universidade de Oxford e é autor do livro Weaving the Web, sobre a história e o futuro da Web.

E por falar em Física, a cientista Tatiana Rapport participará da Campus Party falando sobre o grafeno, uma nova forma de carbono com promissoras aplicações no campo da eletrônica. Rapport é doutora em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez pós-doutorado na University of Notre Dame.

Jon Maddog Hall, diretor da Linux International

Fonte da imagem: Wikipedia

Outra figura muito conhecida é Jon “Maddog” Hall, diretor executivo da Linux International, uma organização sem fins lucrativos e formada por profissionais da área da computação com o objetivo de apoiar e promover o Linux e outros sistemas baseados na criação de Linus Torvalds. Hall já trabalhou para Western Electric Corporation, Bell Laboratories, VA Linux Systems, SGI e outras empresas.

Jobs e Wozniak na década de 70

Fonte da imagem: Woz.org

E mais personagens históricos passam pela Campus Party. Além de Berners-Lee e Crocker, quem dá as caras no evento é Steve Wozniak, que fundou a Apple junto com Steve Jobs e participou da criação de um dos primeiros computadores pessoais do mundo, o Apple I. Os geeks ligados em séries de TV também devem lembrar da participação memorável de Woz em um dos episódios de The Big Bang Theory.

Além desses, participam do evento o ex-presidente dos Estados Unidos Al Gore, um dos fundadores da Campus, Party Paco Ragageles, o engenheiro da NASA Michael Comberiate, Kul Wadhhwa, diretor gerente da Wikimedia Foundation/Wikipedia, e o editor da revista Wired UK, Bem Hammersley.

Acompanhe a cobertura da Campus Party aqui mesmo, no Baixaki!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.