A edição 2015 da Campus Party começou com o pé direito. Apesar de conseguir atender aos fãs com palestras segmentadas e internet estável de alta velocidade, o evento sempre se caracterizou por ter um “fantasma de desorganização” em termos de logística. Neste ano, contudo, a história é bem diferente.

A começar pelas filas. O São Paulo Expo (antigo Expo Imigrantes), localizado no bairro da Água Funda, em São Paulo, tem pavilhões enormes. Se não houver uma distribuição homogênea de suas entradas, as filas seriam homéricas. A edição 2015 se mudou do pavilhão do Anhembi para os 64 mil metros quadrados do São Paulo Expo justamente para facilitar as ramificações da logística.

Nós da imprensa, por exemplo, não enfrentamos nenhum problema na retirada da credencial – ao contrário do que ocorreu ano passado, em que os balcões se misturaram, houve desencontro de informações e atraso em todas as entradas.

Internet monstra da Telefônica/Vivo: 50 Gbps

Os campuseiros têm acesso próprio através de outra entrada e um sistema diferente de identificação do credenciamento. O espaço deles, assim como nos anos anteriores, é separado dos demais. Lá na “cidade das barracas”, o pessoal acampa com miojo, bolachas, pães etc. É só dar um passeio pelo quintal para ter uma velocidade de alta conexão fornecida pela Telefônica/Vivo, responsável pela infraestrutura de rede do evento, com internet banda larga de 50 Gbps.

“Estamos gostando. As pessoas se locomovem com mais facilidade e há boas impressões em seus rostos. Vários pontos da organização parecem ter sido melhorados”, contou ao TecMundo um membro do staff.

Foco em ciência

A Campus Party 2015 está completamente tematizada numa estética “espacial” bastante especial. A ocasião faz referência aos 150 anos de um livro clássico de Julio Verne, “Da Terra à Lua”.

Os pavilhões, portanto, estão decorados de maneira peculiar. Com um toque de bom gosto e pitadas de inteligência, o staff separou os palcos das palestras com nomes de planetas do nosso Sistema Solar. A Terra, por exemplo, é o espaço das principais palestras – inclusive a de Ime Archibong, líder de estratégias de produtos do Facebook, Miguel Nicolelis, consagrado neurocientista brasileiro, entre outros.

Luzes em formas de estrelas, desenhos de planetas e nomes diferentes reforçam o caráter “científico” da edição 2015, que não deixa de lado o aspecto voltado ao empreendedorismo que a Campus Party tradicionalmente tem.

WiFi ainda problemático, mas conexão com fio eficiente

A internet sempre foi a principal bandeira erguida pela Campus Party, e este ano não está diferente. Contudo, o WiFi continua quase que inexistente – quando há um resquício de sinal, a conexão mal se estabelece e cai segundos depois.

Já os que se aventurarem pelos cabos Ethernet estão bem servidos. Em qualquer lugar você acha um cabo de rede perdido. Basta espetar no seu computador que você está online, sem gargalos e com rapidez. Naturalmente, há muitos visitantes na feira e a conexão precisa ser distribuída, então é natural enfrentar alguns engasgos, mas nada que comprometa a experiência – e, acima de tudo, a eficiência.

“São muitas pessoas, e o ambiente é totalmente aberto. Um sinal iria interferir no outro [com uma conexão somente sem fio]. Por isso sempre optamos pela conexão com fio. É sempre mais segura e consegue atender à demanda”, disse Paco Ragageles, CEO e co-fundador do evento, na palestra de abertura que ocorreu na manhã desta terça-feira.

Energia elétrica capaz de sustentar uma cidade de 30 mil habitantes!

A energia elétrica é distribuída a partir de um espaço alimentado por geradores “suficientes para uma cidade de 30 mil habitantes”, conta Ragageles. “A infraestrutura está garantida. O sistema de água conta com uma cisterna própria para garantir abastecimento a todos do evento”, concluiu.

Separamos uma galeria exclusiva com algumas imagens do feeling que se passa por aqui:

A Campus Party 2015 teve início nesta terça-feira, dia 8, e vai até o próximo dia 8, domingo. O evento ocorre o São Paulo Expo, na capital paulista. Clique aqui para ser redirecionado ao site da organização.

Cupons de desconto TecMundo: