Veja como é impressionante a construção de um caminhão gigante [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Veja como é impressionante a construção de um caminhão gigante [vídeo]
Imagem: YouTube/Liebherr

Se você acompanha o TecMundo há algum tempo, provavelmente já viu nossas matérias sobre os enormes caminhões voltados para o transporte de quantidades massivas de material. Mas você já parou para pensar como conseguimos construir um veículo tão grande? Não é fácil, acredite, e o vídeo abaixo mostra bem.

Na gravação, feita pela própria Liebherr – a fabricante por trás de caminhões realmente grandes – mostra como é o processo de construção de cada parte do T 282 C, o maior de todos os caminhões de transporte existente. Para começar, o veículo não é feito por inteiro de uma vez só: cada uma de suas peças principais, como a monstruosa caçamba e seu motor tão grande quanto um pequeno ônibus, são fabricados em continentes diferentes.

Já o transporte é outra parte ridiculamente complicada. O motivo? O tamanho de cada peça, é claro. Depois de dias de viagem por um navio cargueiro, a caçamba e o motor devem ser levados de caminhão por quase mil quilômetros de estradas – o problema é que as peças são grandes demais, ocupando múltiplas pistas e os obrigando a um lentíssimo avanço, com a ajuda da polícia para controlar o trânsito.

Depois de feitos e levados ao ponto de construção, é hora de juntar tudo e continuar a montagem. É aqui que são instalados os eixos, as rodas de vários metros de diâmetro, a cabine, as escadas e todo o resto, em um processo que leva dias e precisa de máquinas pesadas, como diversos guindastes diferentes. Ao menos todo esse trabalho vale a pena, já que o T 282 C é uma visão de impressionar qualquer um.

Os veículos mais impressionantes já feitos pelo homem Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.