Museu da Informática é inaugurado em SP; faça agora um tour online!

1 min de leitura
Imagem de: Museu da Informática é inaugurado em SP; faça agora um tour online!

O técnico em computação Luiz Tiago Sampaio, junto da Eniax, inaugurou neste mês o “Memorial da Informática”, museu localizado em Limeira, São Paulo, que tem o objetivo de traçar um panorama histórico dos computadores “sob o ponto de vista brasileiro”. Máquinas que datam desde a década de 1970 até "dispositivos portáteis" do tamanho de uma mala podem ser encontrados dentre as cerca de 200 peças que já estão em exposição.

“É realmente uma viagem no tempo. Sobre os disquetes, por exemplo, muitas crianças e adolescentes nunca ouviram falar”, comenta Sampaio, conforme reportagem do G1. O idealizador do espaço decidiu criar o museu a partir de recursos próprios, por meio de lojas de compras online. Em torno de R$ 20 mil foram desembolsados pelo idealizador.

Quem decidir visitar o Memorial da Informática tem a oportunidade não apenas de imaginar as máquinas monocromáticas em funcionamento; metade do acervo dos antigos aparelhos ainda pode ser ligada. Exemplares como Osbome One, o TK-90X e até mesmo os “modernos” Macintosh ficam à mostra. Componentes de hardwares diversos como processadores e válvulas ainda estão debaixo das vitrines.

Doações, acervo e visita online

Doações para o acervo do Memorial da Informática e até mesmo um tour virtual por sobre o recém-inaugurado espaço-- com direito à consulta a uma linha do tempo acerca da história dos computadores --  podem ser feitos a partir desta página. Quem vive ou está de passagem por São Paulo pode visitar a casa na Rua São João, Nº 49, na Vila São João, em Limeira.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.