Crianças brasileiras usam mais internet móvel que as europeias, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: Crianças brasileiras usam mais internet móvel que as europeias, diz estudo
Imagem: Shutterstock

Volta e meia, vemos vários estudos mostrando dados sobre o uso da internet no Brasil. Porém, o que será que isso representa em escala mundial? É esse o objetivo do relatório "Children and Internet use:
A comparative analysis of Brazil and seven European countries", que mostra que as crianças daqui acessam menos a internet do que as europeias, mas são mais depentendes do celular.

A pesquisa compara números do ICT Kids Online Brazil 2013, sobre o nosso país, e o Net Children Go Mobile, que agrega dados de sete países europeus (Bélgica, Dinamarca, Irlanda, Itália, Portugal, Romênia e Reino Unido).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com o relato, fica claro que as condições socioeconômicas de desigualdade no Brasil fazem toda a diferença: acesso à internet em casa ou a presença de laptops e tablets próprios são raridade em certas localidades. Na Europa, não há uma divisão tão evidente assim.

O dado que mais surpreende, entretanto, é o de uso de internet móvel: 33% das crianças (ou seja, uma em cada três) faz uso de rede móvel. Para efeitos de comparação, confira o desempenho de outros países: Romênia (15%), Irlanda (13%), Portugal (13%) e Bélgica (11%) ficam atrás, com a exceção do Reino Unido (47%) na liderança.

O papel da família e da escola

"As instituições públicas, como as escolas, podem ser o lugar em que a democratização do acesso e o aprendizado de habilidades digitais são garantidos", diz a pesquisa.

Ainda assim, o papel de casa também é importante tanto no Brasil quanto nos países europeus, já que o acesso mobile e online em geral entre crianças só aumenta. Entretanto, os jovens também precisam observar limites de idade e perigos de serviços online.

Outros dados

Ao todo, são 52,5 milhões de brasileiros usam a internet em celulares (o que equivale a 31% do total da população nacional). Desse número, 30% acessam redes sociais nos celulares, 26% compartilham fotos, vídeos e textos, 25% acessam email e 23% baixam apps.

Ao todo, foram entrevistadas 2,261 crianças no Brasil. Você pode conferir o relatório completo por este link (em inglês).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.