A empresa de consultoria CVA Solutions publicou um interessante estudo que conta um pouco mais do perfil do consumidor brasileiro em 2014 quando o assunto é a telefonia celular. De acordo com o estudo, 90,9% das pessoas usam mensagens de texto nos aparelhos; 78,3% navegam na internet; 70,9% acessam as redes sociais; e 69,6% recebem e enviam emails.

Um dado interessante é que as pessoas estão dispostas a economizar tempo e usar o smartphone como forma de pagamento: 66% dos entrevistados usariam esse método de carteira digital e 52,7% confiariam ainda mais na tecnologia se um banco fosse a entidade responsável.

Gastos e qualidade

Para começar, a satisfação do consumidor em relação às operadoras aumentou um pouco. Ainda assim, o setor Telefonia Celular é o 40º e último serviço na avaliação dos consumidores. A média da nota, em uma escala de 1 a 10, foi de 5,88.

Os gastos com celular caíram em relação a 2013: no pré-pago, a média de pagamento caiu de R$ 38 para R$ 36, enquanto no pós-pago ou controle foram de R$ 117 para R$ 85. Ainda assim, 64,9% dos entrevistados afirmou que desembolsaria um pouco mais para ter garantia de um serviço de maior qualidade.

Marcas

A operadora que mais tem Força de Marca (atração menos rejeição) no pós-pago é a Vivo. Na área de Valor Percebido (custo-benefício), também em relação ao pós-pago, quem sai na frente é a Nextel.

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