Ver um smartphone com sistema operacional Windows Phone que não seja fabricado pela Nokia é quase como ver um gadget com iOS que não seja desenvolvido pela Apple – especialmente no Brasil, onde as pouquíssimas manufaturadoras que decidiram apostar no SO da Microsoft (como a HTC) tem pouca participação no mercado.

Mas esse cenário parece estar prestes a mudar, e tudo por causa da ousadia (mais do que bem-vinda) da BLU, empresa fundada em 1994 pelo brasileiro Daniel Ohev-Zion e atualmente gerenciada pelo seu filho Samuel Ohev-Zion. Ambos moram em Miami, fabricam smartphones na China e os distribuem para mais de 40 países diferentes – de acordo com Daniel, os Estados Unidos e a América Latina em geral são os maiores consumidores dos produtos da marca.

Com cerca de 65 modelos diferentes em seu portfólio global, a companhia aproveitou a Eletrolarshow 2014 (feira de tecnologia que ocorreu entre os dias 15 e 18 de setembro) para demonstrar os produtos que devem chegar nas gôndolas tupiniquins até o fim de 2014. Entre eles, destacam-se o Win HD e Win JR, equipados com o sistema operacional Windows Phone e que têm potencial para competir com alguns aparelhos da Nokia.

Win HD, um dos modelos que chegarão ao Brasil em breve

Win HD: hardware avançado por um preço justo

O TecMundo teve a oportunidade de brincar com os dois dispositivos, e foi impossível não ficar interessado principalmente no Win HD. O aparelho tem um visual bonito (apesar de ser um tanto parecido com o HTC One) e será disponibilizado em quatro cores distintas: branco, rosa, amarelo e laranja. As especificações do modelo são respeitáveis, especialmente se você levar em conta a leveza do sistema operacional da Microsoft:

  • Tela de 5 polegadas com resolução HD (1280x720 pixels)
  • Processador Qualcomm Snapdragon 200 quad core de 1,2 GHz
  • GPU Adreno 302
  • 1 GB de memória RAM
  • 8 GB de armazenamento interno (expansível com cartão micro SD de até 32 GB)
  • Câmera traseira de 8 MP e frontal de 2 MP

Como você pode conferir, trata-se de um hardware mais do que o suficiente para lidar com o Windows Phone 8.1. As únicas falhas da BLU – se você deseja enxergar algumas – são a baixa quantia de memória interna, a falta de suporte para redes LTE e a versão do Bluetooth, que ainda é a 3.0.

De resto, contudo, o celular não desagrada. De acordo executivos da BLU, o Win HD ainda está em processo de homologação na Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) e deve chegar ao varejo até o final de outubro e pelo preço sugerido de R$ 799 – um valor bastante atraente, especialmente se você comparar o custo-benefício com alguns smartphones da família Lumia.

Win JR: um low-end com quad core e câmera frontal

Junto com o Win HD, a BLU também está trazendo para cá o Win JR, que pode ser considerado um dispositivo de entrada. Com um design mais arredondado e clássico, o aparelho chama a atenção por ter um hardware levemente superior se comparado com o Lumia 530, por exemplo. Confira:

  • Tela de 4 polegadas com resolução WVGA (800x400 pixels de resolução)
  • Processador Qualcomm Snapdragon 200 quad core de 1,2 GHz
  • GPU Adreno 302
  • 512 MB de memória RAM
  • 4 GB de armazenamento interno (expansível com cartão SD de até 32 GB)
  • Câmera traseira de 5 MP e frontal VGA

Pois é, temos aqui um smartphone low-end com câmera frontal e CPU de quatro núcleos, algo que não vemos nos dispositivos fabricados pela Nokia. É uma pena que o deslize da memória interna encontrado no Win HD se repita no Win JR: apenas 4 GB não são o suficiente. É claro que você pode utilizar um cartão micro SD, mas todos nós sabemos que o sistema operacional limita os dados que você pode colocar na memória externa.

Também em processo de homologação pela Anatel, o Win JR deve chegar por aqui custando R$ 399 – mesmo preço sugerido do Lumia 530, que foi lançado recentemente nas lojas brasileiras. E você, ficou interessado nos modelos? Acha que a BLU tem chance de concorrer diretamente com a Nokia? Não deixe de expressar sua opinião utilizando o campo de comentários.

Cupons de desconto TecMundo: