Conferência Toshiba: TV com conversão de imagens para 3D em tempo real

2 min de leitura
Imagem de: Conferência Toshiba: TV com conversão de imagens para 3D em tempo real

Mais uma vez a terceira dimensão foi a grande estrela de uma conferência na CES 2010. Seguindo a mesma tendência do cinema e dos produtos apresentados pela LG durante seu evento, a Toshiba também fez 3D ser o centro das atenções em seus produtos.

A proposta da empresa japonesa é revolucionar a experiência de ver TV e transformar o aparelho em uma porta de entrada para o mundo. Mas como isso será possível? Basicamente são duas as novidades que mais chamam atenção no produto.

A primeira delas não é 3D em si, mas a maneira como ele será obtido. Segundo a empresa sua nova linha de produtos conseguirá converter toda e qualquer imagem em 2D para 3D em tempo real.

Toshiba

Isso significa que qualquer imagem exibida na tela pode ser convertida para o formato, ainda que não seja assim transmitida. TV aberta, Tv a cabo, DVDs, Blu-rays e jogos de videogame, todos ganham uma nova dimensão que pode ser percebida com óculos especiais. A novidade será posta à prova junto ao público ainda nesta semana, quando o aparelho estará exposto no stand da empresa.

Para que seja possível processar imagens de 2D para 3D em tempo real o produto da linha Cell TV conta com uma capacidade de processamento 143 vezes maior do que o utilizado nas TVs convencionais. As configurações impressionam: são 8 processadores Core de 3.2 GHz e 200 GFLOPS. Isso significa um aparelho dez vezes mais rápido do que desktops padrão. O contraste de imagem é de 9.000.000:1.

Com tela em LED, a frequência do modelo será de 480 Hz para transmissão em 2D e 240Hz + 240 Hz para transmissões em 3D. O sistema de escaneamento de luzes pode permitir que a percepção do usuário chegue até a 580 Hz.

A qualidade de imagem também foi aprimorada. O novo sistema de visualização permite o ajuste automática de temperatura de cor de acordo com as condições do ambiente. Ou seja, a TV deixa de ajustar automaticamente apenas o brilho e passa a ter também um ajuste de cores.

Visual da nova Cell TV. Foto: Toshiba/Divulgação.

A segunda novidade fica por conta da proposta de transformar o aparelho de TV em uma espécie de media Center, com avesso a internet e uma série de serviços exclusivos. A empresa, no entanto, não deu maiores detalhes nesse quesito. As telas de LED mostram que estão com tudo no novo ano. Dos dez aparelhos que a empresa pretende lançar neste ano, sete utilizam esse formato de tela.

Com a venda de CDs e DVDs em queda nos EUA, a aposta agora fica por conta da alta resolução dos aparelhos de Blu-ray. O novo produto da Toshiba também irá possibilitar a conversão de imagens dos discos para 3D. O aparelho deve ganhar ainda um HD de 1TB para armazenar vídeos e conteúdos baixados diretamente por meio dos novos serviços.

A previsão é que esses produtos já estejam disponíveis a partir do segundo semestre de 2010 nos Estados Unidos. No Brasil, infelizmente, ainda não há previsão de chegada de nenhum dos lançamentos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.