Blogueira é multada e presa após criticar restaurante em Taiwan

1 min de leitura
Imagem de: Blogueira é multada e presa após criticar restaurante em Taiwan

(Fonte da imagem: iStock)

Se você pensa que uma postagem no seu blog pode ser inofensiva, saiba que existe gente que pagou caro por isso, literalmente. Uma blogueira taiwanesa, de codinome Liu, acaba de receber a sentença de 30 dias de prisão e período de liberdade condicional de dois anos por criticar um restaurante da cidade de Taichung.

Como se isso não fosse suficiente, ela ainda terá que pagar cerca de 12 mil reais para compensar o restaurante por danos causados pela crítica, publicada no blog em julho de 2008. O post da época afirmava que o estabelecimento era infestado de baratas, a comida era muito salgada e o dono do local intimidava os clientes.

O caso foi parar na Suprema Corte de Taiwan, que decidiu a favor do restaurante. De acordo com o jornal Taipei Times, o juiz constatou que Liu não devia ter criticado toda a comida do restaurante como “muito salgada”, já que ela havia comido apenas um prato em sua única visita ao local.

Oficiais de saúde que visitaram o restaurante também não encontraram condições pouco sanitárias, conforme descritas por Liu. Segundo Yang, dono do restaurante, a decisão pelo processo se deu após inúmeras ligações de clientes, que perguntavam sobre a veracidade dos fatos. Ele espera que Liu tenha aprendido a lição.

Já um advogado de Taichung aconselha a blogueiros que fazem críticas gastronômicas a complementar as informações com imagens, para a própria proteção. O site da acusada trata de temas variados, entre eles comida, saúde, comportamento e design de interiores e já recebeu mais de 60 mil acessos desde sua abertura. Liu se desculpou com o restaurante pelo incidente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.