Vale a pena comprar um tablet pra jogar em nuvem?

3 min de leitura
Imagem de: Vale a pena comprar um tablet pra jogar em nuvem?
Imagem: My Next Tablet

Quem gosta de games eletrônicos sabe bem: está muito caro para equipar uma máquina potente. Por isso, muita gente tem pensado em priorizar os jogos em nuvem, abrindo mão de hardware próprio para começar a jogar via stream. 

Há quem tenha cogitado jogar usando tablets e apostar nesta nova facilidade tecnológica. Mas vale a pena? Explicamos a você neste texto, confira!

O que significa jogar na nuvem?

(Fonte: Overcluster)(Fonte: Overcluster)Fonte:  Overcluster 

Jogar na nuvem significa fazer uso de streaming de jogos que operam, a partir de uma conexão com a internet. Para poder jogar, é preciso interagir por meio de um dispositivo, como mouse, teclado, celular, console ou tablet.

Há algumas vantagens em jogar desta forma, ao invés de ter que instalar o jogo nas suas máquinas. Vejamos como isto funciona com mais detalhes:

1. Funcionamento da nuvem

Quando se joga a partir da nuvem, todos os dispositivos tecnológicos que você precisaria – como processador, RAM, placa gráfica – são fornecidos por este servidor externo. Tudo o que carrega em sua tela, funciona de forma semelhante a um navegador tradicional.

2. Os tipos de nuvem

Quando se opta por jogar via stream, é possível se divertir por meio de nuvens públicas – servidores de jogos ofertados pelos fabricantes e executados de forma externa – ou em uma nuvem privada contratada pelo próprio cliente.

No segundo caso, que tem se tornado cada vez mais comum, o acesso de dados do seu jogo é virtual, sem sobrecarregar seu hardware. Os dados chegam até você e são devolvidos automaticamente à internet, em um processo muito ágil.

O princípio é muito semelhante ao que acontece quando você assiste a um serviço de streaming. A única diferença é que as suas interações com a máquina são enviadas de volta ao servidor.

Vale a pena aposentar o computador e apostar no tablet?

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Com a proximidade da Black Friday, pode ser que você esteja cogitando investir em um novo tablet, com o intuito de usá-lo prioritariamente para jogos na nuvem. Será que vale a pena?

Dependendo do seu perfil como jogador, pode valer sim o investimento. Mas isso envolve a ponderação sobre vários fatores relativos às suas preferências. Vejamos a seguir o que você deve considerar:

Vantagens de jogar na nuvem pelo tablet

  • Acesso instantâneo ao jogo: já que os games estão na nuvem, você não precisa fazer download quando desejar entrar em uma partida. Assim que se conecta, já começa a jogar;
  • Economia de espaço: seu tablet (ou mesmo o computador) não fica carregado com o jogo, pois o armazenamento é externo;
  • Sem preocupações com hardware: você não precisa se preocupar em equipar sua máquina – basta ter um tablet adequado para o serviço de stream contratado e relaxar;
  • Acesso remoto: quando seus jogos estão na nuvem, você pode jogar de outros lugares, sem necessidade de carregar um console.

Desvantagens de jogar em nuvem do tablet

  • Demora: uma das principais reclamações dos adeptos aos jogos na nuvem é a ocorrência eventual de um pequeno atraso – também chamado de latência – de resposta quando você aperta um botão e a ação acontece na tela. Isso pode aumentar se os servidores estiverem sobrecarregados;
  • Seleção de jogos: dependendo do game, pode ser demorado para encontrá-lo em sua nuvem;
  • Problemas de conexão: caso sua internet caia ou estiver lenta, você pode ter problemas para jogar. Assim, o ideal é ter a garantia de que a qualidade da sua conexão de internet é boa;
  • Mouse: pode parecer óbvio dizer isso, mas, quando você joga no tablet, é usado o sistema touchscreen ao invés de mouse ou joystick – a não ser, claro, que você encontre maneiras de adaptá-lo. Por isso, dependendo do seu perfil como usuário, a experiência pode ou não ser boa para você.

Tablet para Jogos x Consoles Tradicionais: quem vence a disputa?

(Fonte: Giztop)(Fonte: Giztop)Fonte:  Giztop 

A decisão de substituir um computador por tablet na hora de jogar é pessoal e precisa levar em consideração vários fatores –  que envolvem, sim, o custo das duas máquinas.

Por um lado, o tablet não requer o investimento em equipamentos mais potentes – e caros – para melhorar a experiência com o jogo. Por outro, há pessoas que talvez não se adaptem à experiência de jogo exclusivamente em touchscreen.

Outro fator a considerar sobre os serviços de jogos em nuvem é analisar o quanto as possíveis entraves, como a latência que pode ser causada por instabilidade na internet, irão interferir em sua dinâmica e momento de diversão.

Dito isso, observe esses pontos enquanto monitora os preços dos tablets durante a Black Friday. Para maiores dúvidas, continue de olho aqui no TecMundo, temos matérias atualizadas todos os dias que podem auxiliá-lo nessa decisão!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.