Notebook Black Friday: qual tamanho de tela você deve escolher?

4 min de leitura
Imagem de: Notebook Black Friday: qual tamanho de tela você deve escolher?
Imagem: Unsplash
Avatar do autor

Selo de oferecimento

Pensando em comprar um notebook na Black Friday? A edição 2021 da ação promocional está chegando (acontece no próximo dia 26 de novembro) e para fechar um bom negócio, você deve ficar atento a alguns detalhes importantes sobre o laptop, evitando erros na escolha.

Antes de aproveitar qualquer promoção de notebook, verifique pontos como o processador que equipa o modelo, a quantidade de memória RAM, a capacidade de armazenamento (e se ela está disponível em HD ou SSD), a marca e o preço, para não estourar o orçamento. Também é importante levar em conta o tipo de uso que será dado ao dispositivo.

Se você vai usá-lo para estudar, acessar redes sociais e ler notícias, por exemplo, um notebook em promoção Black Friday com configuração mais simples dá conta do recado. Já para trabalhar, a exigência pode ser maior, dependendo da atividade, assim como para jogar, levando o usuário a optar por modelos com configuração intermediária ou avançada.

A importância do tamanho da tela

Outro ponto importante para analisar é a tela do notebook. Além de conferir a resolução e a taxa de atualização, principalmente no caso dos gamers e usuários avançados, o comprador também deve dedicar atenção ao tamanho do display, que pode fazer muita diferença na sua experiência com o laptop.

A possibilidade de usá-lo em qualquer lugar é uma das vantagens do notebook.A possibilidade de usá-lo em qualquer lugar é uma das vantagens do notebook.Fonte:  Unsplash 

As medidas do monitor influenciam diretamente no peso, na bateria e na mobilidade do aparelho. Alguém que queira jogar no notebook pode ficar desconfortável em uma versão com tela de 11 polegadas, enquanto outra que pretenda carregá-lo para todos os lugares terá dificuldade com um modelo de 17 polegadas.

Qual tamanho de tela é ideal para um notebook? A seguir, abordamos as diferentes medidas de monitores disponíveis no mercado e para quais tipos de públicos cada uma delas é mais indicada. Confira!

Notebooks pequeno: maior mobilidade

Conhecidos como netbooks, os laptops com tela de até 11 polegadas fizeram sucesso na década passada. Com uma configuração simples, eles custavam mais barato e se destacavam pela leveza, facilitando o transporte para qualquer lugar.

Ainda é possível encontrar versões de tamanho similar, fabricados pela Acer, Lenovo e os Chromebooks da Samsung, todos com tela de 11,6 polegadas e configuração básica (de 2 GB a 4 GB de memória RAM e chip Intel Celeron). Eles também chamam a atenção pelo menor gasto energético, devido ao tamanho reduzido do monitor, resultando em mais autonomia.

O Chromebook da Acer tem tela de 11,6 polegadas.O Chromebook da Acer tem tela de 11,6 polegadas.Fonte:  Acer/Divulgação 

Devido à leveza e tamanho, eles aparecem como os melhores notebooks para estudantes que pretendem levá-los para a sala de aula. As versões menores também atendem aos profissionais que se deslocam com frequência para reuniões e atividades externas, evitando preocupação em relação à duração da bateria, e ainda são uma boa pedida para as crianças.

Por outro lado, os notebooks pequenos podem ser problemáticos para quem passa muitas horas na frente do monitor, estudando ou trabalhando. A tela e o teclado pequenos dificultam a realização dessas atividades por longas jornadas, aumentando as chances de dores na coluna e no pescoço.

Notebooks com tela intermediária: para estudos e trabalho

A maioria dos modelos de notebook em promoção Black Friday se enquadra na faixa de tamanho médio, que varia de 13 a 15,6 polegadas. Trata-se dos portáteis mais populares do momento, estando disponíveis com configurações das mais básicas às avançadas, atendendo diferentes tipos de públicos.

Entre os modelos de 13 polegadas, um dos destaques é o Apple MacBook Air, de tamanho reduzido e configuração potente. A Samsung também possui opções com tais medidas, como o Flash F30, enquanto as versões de 14 e 15,6 polegadas estão disponíveis em praticamente todas as marcas, aparecendo como tamanho padrão atual.

O Samsung Book é um notebook Core i5 de 15,6 polegadas.O Samsung Book é um notebook Core i5 de 15,6 polegadas.Fonte:  Samsung/Divulgação 

As opções nestas faixas trazem um bom custo-benefício para assistir às aulas online, realizar diferentes tipos de trabalhos e até para jogar. Vale lembrar que os modelos de 15,6 polegadas contam com teclado numérico, um diferencial interessante para estudantes e quem trabalha com planilhas.

Como estes tamanhos são indicados para um público diversificado, a dica é prestar atenção à resolução da tela (HD, Full HD ou 4K), à duração da bateria e ao peso do portátil, entre outros detalhes. Também vale analisar a configuração (notebook Core i3, notebook Core i5 etc), levando em conta as suas necessidades.

Notebooks com tela grande: melhor para jogos e edição

Os notebooks com tela de 17 polegadas ou mais se enquadram nesta categoria. Geralmente, os modelos com display maior atendem a públicos específicos, como os profissionais que trabalham com edição de imagens e os gamers, mas eles também são ótimas alternativas para assistir a filmes e séries com mais conforto.

Igualmente ideais para quem trabalha em home office e procura um substituto para o desktop, o laptop de tela gigante se destaca ainda pela maior quantidade de conexões (USB, HDMI, leitor de cartões etc). Em geral, eles trazem também processadores (notebook Core i5, i7, i9) e placas gráficas de primeira linha, para atender aos usuários mais exigentes.

O notebook gamer Alienware X17 tem tela de 17,3 polegadas.O notebook gamer Alienware X17 tem tela de 17,3 polegadas.Fonte:  Dell/Divulgação 

Por outro lado, estamos falando de modelos mais pesados e volumosos, que consomem uma maior quantidade de energia, devido ao monitor grande e hardware avançado. Assim, eles não são a melhor escolha para quem passa muito tempo na rua.

Com tais características, esses modelos custam mais caro que os de tela padrão e menor, em média. Por isso, a Black Friday é uma boa opção para aproveitar aquela promoção de notebook tão esperada, comprando o portátil com um bom desconto.

Aproveitando as dicas, fica mais fácil escolher o tamanho de tela do laptop mais adequado às suas necessidades. Agora nos diga: qual notebook em promoção Black Friday você pretende comprar?