Fatia de mercado da BlackBerry nos Estados Unidos atinge 0%

1 min de leitura
Imagem de: Fatia de mercado da BlackBerry nos Estados Unidos atinge 0%

(Fonte da imagem: Reprodução/BGR)

Uma pesquisa divulgada pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) revelou os números mais recentes de fatias de mercado para dispositivos móveis nos Estados Unidos, indicando que as coisas não estão nada bem para a BlackBerry. Segundo o estudo, os dispositivos da empresa contabilizaram a assustadora marca de 0% das ativações de smartphones no quarto trimestre de 2013.

O resultado ruim não é algo completamente inesperado, já que a companhia passou boa parte do período negociando sua própria venda para a Fairfax Financial, processo esse foi cancelado e levou a empresa a passar a uma nova rodada de levantamento de fundos. No seu relatório de ganhos, a BlackBerry anunciou ter vendido um total de apenas 1,9 milhão de smartphones no trimestre, dos quais boa parte foram os dispositivos BB 7 voltados a mercados emergentes.

A fabricante lançou seu novo sistema operacional BlackBerry 10 há um ano, na esperança de que a plataforma renovada pudesse reanimar suas decrescentes vendas de celulares. Não é preciso pensar muito para perceber que a estratégia não vingou, com a companhia perdendo cada vez mais espaço para as concorrentes.

Líderes

(Fonte da imagem: Reprodução/BGR)

Ainda segundo o estudo da CIRP, a maior parte do mercado móvel ficou nas mãos da Apple e da Google no mesmo período. Os dispositivos com iOS tomaram uma ligeira liderança, com 48% do total de ativações, seguidos de perto pelos aparelhos Android, com 46%. Dispositivos com Windows Phone totalizaram 3% do valor, número similar ao de celulares que não são smartphones.

Segundo o documento, a Apple claramente se beneficiou com o lançamento dos iPhones 5S e 5C algumas semanas antes do início do trimestre. “Ela aumentou sua fatia consideravelmente com relação ao período anterior, em que teve 34% das ativações”, disse o cofundador da CIRP, Josh Lowitz.

O estudo também observou que os usuários dos aparelhos da Apple gastam mais com ligações, mensagens e dados do que os do sistema da Google. “Mais de metade dos compradores de iOS gastam mais de US$ 100 por mês, enquanto um terço dos donos de Android passa desse valor”, acrescentou.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.