Ler sobre bocejos é capaz de fazer as pessoas bocejarem

1 min de leitura
Imagem de: Ler sobre bocejos é capaz de fazer as pessoas bocejarem

Você já deve ter ouvido por aí que o ato de bocejar é algo extremamente contagioso (e que pode significar interesse), mas essa teoria nunca tinha ido tão longe: de acordo com uma postagem sem embasamento científico no reddit, simplesmente ler sobre o assunto faz uma pessoa abrir a boca indicando sono, praticamente de maneira inconsciente. A imagem acima ajuda, mas faça o teste apenas se concentrando na leitura.

A causa mais aceita para isso são os chamados neurônios-espelho, encontrados no lobo frontal de alguns animais vertebrados (como os humanos) e que impulsionam o cérebro a imitar determinados comportamentos, como gestos ou o próprio bocejo – mas atingir as pessoas até mesmo pela leitura é bem mais impressionante.

Já uma teoria mais recente formulada por alguns cientistas afirma que ver alguém bocejando ativa um pequeno pedaço do cérebro responsável por interpretar ações. E não pense que esse tipo de pesquisa é recente: no século XIV, Erasmo de Rotterdam já obsevou que isso era algo extremamente contagioso. E aí, você bocejou durante a notícia?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.