Suposto criador do Bitcoin pede dinheiro para processar a Newsweek

1 min de leitura
Imagem de: Suposto criador do Bitcoin pede dinheiro para processar a Newsweek

Em março deste ano, uma matéria de capa da Newsweek afirmou que Dorian Nakamoto era o "rosto" e o criador da moeda virtual Bitcoin. O norte-americano de ascendência japonesa refuta o título.

Aliás, ele não apenas nega que seja o criador do Bitcoin, mas também diz que a reportagem é mentirosa e quer, com a ajuda dos internautas, processar a revista. Ele aceita doações em Bitcoins.

As acusações são pesadas. Nakamoto afirma que a conclusão da matéria é falsa e que contém declarações distorcidas, alteradas ou até mesmo inventadas. Ele diz não possuir habilidade ou experiência em criptografia ou sistemas ponto a ponto necessária para criar o Bitcoin (declara ser engenheiro de hardware).

Danos

Ele diz que a autora do artigo, Leah McGrath Goodman, conseguiu seu email pessoal através de mentiras e publicou detalhes de sua vida pessoal, incluindo sua saúde, sua situação profissional e seus problemas financeiros.

A Newsweek pertencia ao The Washington Post Company, mas, em agosto de 2010, foi vendida e deixou de ser publicada em papel em dezembro de 2012. Hoje, a revista está nas mãos da IBT Media, que relançou a edição física em março, justamente com a matéria do suposto "pai" do Bitcoin na capa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.