O primeiro olho biônico que praticamente dispensa conexões com o sistema visual humano natural será implantado em um paciente na Austrália, em 2016. Em vez de se valer, por exemplo, de partes da retina para o restabelecimento da visão, a tecnologia vai usar uma câmera digital para o envio dos sinais visuais ao cérebro.

De acordo com Arthur Lowery, pesquisador da Universidade de Monash responsável pelo projeto, 11 pequenas placas equipadas, cada uma, com 43 eletrodos serão implantadas sobre as áreas do cérebro responsáveis pela visão. O cientista afirma que cada eletrodo pode criar um flash de luz parecido com um pixel; cerca de 500 pixels seriam gerados – o suficiente para formação de uma imagem simples.

A captura das imagens será feita por uma câmera digital acoplada a um processador de bolso. O registro das “partes relevantes” da cena será então transmitido às placas. “O processador é como um cartunista. O aparelho terá de representar uma situação complexa por meio de informações minimalistas”, explica Lowery.

A coleta de 500 pixels para a geração de informações complexas pode parecer insuficiente aos olhos de quem goza de uma visão comum. No entanto, e conforme menciona o pesquisador, uma pessoa outrora cega poderá dizer se outra está caminhando apenas com base no movimento dos pontos de luz. Lowery conta que uma recepcionista cega nunca sabia dizer quando cumprimentar ou se despedir de alguém. “Se há um ponto se distanciando, você sabe que deve ‘dar tchau’”, diz Lowery.

O procedimento cirúrgico não será capaz de desvelar a visão quem é cego de nascença. Os primeiros voluntários que deverão ser operados no próximo ano sofreram algum tipo de lesão nos olhos. Se bem sucedida, a operação vai fazer com que as pessoas já acordem com uma “visão crua”, “como uma televisão da década de 1920 de Logie Baird”, brinca o pesquisador.

Viu essa?

Já era! Justiça manda bloquear WhatsApp no Brasil imediatamente por 48h

...

Na sua opinião, quais membros a ciência será capaz de reproduzir em laboratório e interar com sucesso ao corpo humano? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: