Se atualmente os sensores de impressões digitais são uma raridade digna apenas dos melhores aparelhos móveis do mercado, uma nova tecnologia descoberta pela Sonovation pode torná-los algo não comum, do tipo presente em qualquer tela do mercado. Isso porque, de acordo com um anúncio oficial, a empresa conseguiu adicionar sensores biométricos ultrassônicos sob uma tela Gorilla Glass, em resumo, tornando-a capaz de ler digitais.

A nova tecnologia é resultado de um processo que une os sensores diretamente ao material da tela de seu smartphone, não apenas oferecendo um sistema de detecção de toque eficiente, mas que não pede alterações na estrutura da tela. A maneira como a tecnologia em si funciona não foi revelada, mas a Sonovation diz que os sensores ultrassônicos são capazes de ler a data das cristas e sulcos de nossas digitais.

Não menos interessante é o fato de que a tecnologia da Sonovation promete ser capaz de ler sua digital com precisão, mesmo quando seu dedo estiver sujo ou molhado. Isso se deve ao tipo de sensor utilizado pela empresa, que é capaz de criar uma imagem 3D de uma digital – segundo eles, isso traz um “nível de identificação e segurança de autenticação que até este momento não foi possível”.

Um longo caminho pela frente

É importante pontuar, contudo, que o Gorilla Glass é o único produto compatível com essa tecnologia, até o momento. Felizmente, isso não é exatamente problema, visto que praticamente todos os principais aparelhos do mercado contam com os vidros de proteção da Corning. Não limitado aos celulares, o sistema da Sonovation também pode ser usado em outros aparelhos de leitura biométrica.

Antes que você se anime demais com a novidade, contudo, já avisamos que ainda não há qualquer previsão da Sonovation de trazer essa tecnologia ao mercado. Então quem quer comprar um celular com um leitor de digitais, por enquanto, vai ter que se contentar com os aparelhos top de linha vendidos atualmente.

Quando você acha que os leitores de digitais serão comuns nos smartphones? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: