Pesquisadores filmam tubarões vivendo dentro de um vulcão

Imagem de: Pesquisadores filmam tubarões vivendo dentro de um vulcão

Você já imaginou o que daria a mistura dos filmes “Sharknado” com “Volcano”? Pois alguns cientistas parecem ter a resposta... Um grupo de pesquisadores da National Geographic encontrou tubarões que moram dentro de um vulcão ativo!

Mas calma lá, que tudo tem uma explicação. O vulcão em questão é o Kavachi, que fica localizado no Oceano Pacífico, próximo às Ilhas Salomão, na Oceania. Por ser submarino, ele está rodeado de águas quentes e ácidas, que dificultam o mergulho de humanos no local.

Entretanto, os pesquisadores da National Geographic colocaram equipamentos resistentes no fundo do mar onde se localiza o Kavachi e descobriram uma vasta quantidade de animais vivendo no local – mesmo as águas aparentando ser inóspitas.

Imagem da erupção do Kavachi registradas no ano 2000

Os vulcanólogos não sabem precisar quando o Kavachi entra em erupção, devido à dificuldade de se estudá-lo. Ano passado, uma pequena quantidade de fumaça foi vista emergindo das águas que cobrem o vulcão. Mas explosões maiores ocorreram na região em 2004 e 2007.

Os robôs utilizados para estudar a superfície do vulcão capturaram várias espécies de animais, entre medusas, caranguejos, arraias e tubarões-martelo. Além disso, os pesquisadores conseguiram raras imagens do tubarão-dorminhoco, que habita, normalmente, o norte dos oceanos Pacífico e Atlântico. Confira:

Brennan Phillips, membro da equipe que explora o Kavachi, ainda quer descobrir o que acontece com essa fauna marinha quando o vulcão entra em erupção. “Será que eles sentem um alerta e conseguem escapar da caldeira antes de ela explodir? Ou será que eles ficam presos e morrem no vapor e na lava expelida pelo vulcão?”, questiona Phillips.

Ele espera responder essas perguntas no futuro, através da implantação de equipamentos que resistam à atividade vulcânica do Kavachi, além de um centro de estudos sísmicos na região.

Você já imaginou tubarões morando em um vulcão? Comente no Fórum do Mega Curioso