Pesquisadores filmam tubarões vivendo dentro de um vulcão

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores filmam tubarões vivendo dentro de um vulcão

Você já imaginou o que daria a mistura dos filmes “Sharknado” com “Volcano”? Pois alguns cientistas parecem ter a resposta... Um grupo de pesquisadores da National Geographic encontrou tubarões que moram dentro de um vulcão ativo!

Mas calma lá, que tudo tem uma explicação. O vulcão em questão é o Kavachi, que fica localizado no Oceano Pacífico, próximo às Ilhas Salomão, na Oceania. Por ser submarino, ele está rodeado de águas quentes e ácidas, que dificultam o mergulho de humanos no local.

Entretanto, os pesquisadores da National Geographic colocaram equipamentos resistentes no fundo do mar onde se localiza o Kavachi e descobriram uma vasta quantidade de animais vivendo no local – mesmo as águas aparentando ser inóspitas.

Imagem da erupção do Kavachi registradas no ano 2000

Os vulcanólogos não sabem precisar quando o Kavachi entra em erupção, devido à dificuldade de se estudá-lo. Ano passado, uma pequena quantidade de fumaça foi vista emergindo das águas que cobrem o vulcão. Mas explosões maiores ocorreram na região em 2004 e 2007.

Os robôs utilizados para estudar a superfície do vulcão capturaram várias espécies de animais, entre medusas, caranguejos, arraias e tubarões-martelo. Além disso, os pesquisadores conseguiram raras imagens do tubarão-dorminhoco, que habita, normalmente, o norte dos oceanos Pacífico e Atlântico. Confira:

Brennan Phillips, membro da equipe que explora o Kavachi, ainda quer descobrir o que acontece com essa fauna marinha quando o vulcão entra em erupção. “Será que eles sentem um alerta e conseguem escapar da caldeira antes de ela explodir? Ou será que eles ficam presos e morrem no vapor e na lava expelida pelo vulcão?”, questiona Phillips.

Ele espera responder essas perguntas no futuro, através da implantação de equipamentos que resistam à atividade vulcânica do Kavachi, além de um centro de estudos sísmicos na região.

Você já imaginou tubarões morando em um vulcão? Comente no Fórum do Mega Curioso

Via Mega Curioso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.