Uma das doenças mais cruéis que assolam a humanidade é o câncer. Além dos reflexos negativos do próprio mal, os momentos que antecedem o diagnóstico definitivo da condição são longos e sofridos. Mas e se pudéssemos, pelo menos, reduzir esse tempo de espera para obter os resultados de testes conclusivos? E tudo isso com a ajuda de um simples smartphone? Pesquisadores australianos da Universidade de Queensland pretendem colocar essa ideia em prática em algum momento do futuro.

No entanto, o aspecto mais impressionante desse projeto ainda não foi mencionado – a inspiração para essa ideia é uma criatura marinha bastante assustadora e que também reina no fundo do mar: o mantis shrimp ou lagosta-boxeadora. Os olhos compostos desse pequeno crustáceo são especialmente eficazes para visualizar a luz polarizada, que reflete de maneira diferente em células cancerígenas.

A ideia inicial do projeto é desenvolver meios de conseguir enxergar a luz polarizada da mesma forma que o mantis shrimp, substituindo os métodos caros que envolvem esse mesmo tipo de técnica. Os protótipos do invento já conseguiram identificar células cancerígenas no cérebro de ratos, tornando esses elementos visíveis ao olho humano. Esse sistema poderia ser posteriormente reduzido para equipar smartphones e outros dispositivos portáteis, agilizando o processo de diagnóstico nos casos de suspeita de câncer.

Cupons de desconto TecMundo: