Os olhos humanos são impressionantes, mas certamente não são os mais avançados da natureza. Em um mundo em que as lagostas-boxeadoras têm os olhos mais impressionantes, acabamos sendo apenas espectadores com visão razoável.

Para tentar demonstrar como funciona a visão aguçada de alguns animais, o pessoal do site New Scientist simulou (com o uso de capacetes equipados com câmeras) como seria a visão das moscas e dos camaleões.

Como você pode conferir, o ângulo de visão da mosca é bem amplo, cobrindo uma grande área. É interessante que esses pequenos insetos podem enxergar objetos que estão atrás deles. Apenas como uma brincadeira, os cientistas que bolaram a experiência mostraram como seria se uma mosca pudesse dirigir um carro. Bem complicado, não?

A visão do camaleão não é tão diferente da nossa, mas eles levam vantagem ao terem a habilidade de controlar os olhos separadamente. Resultado: dá para manter o foco em duas cenas simultaneamente, sendo possível controlar o ângulo de cada olho com precisão.

É claro que para o cérebro deles é adaptado a esse tipo de visão, enquanto que para nós, humanos, é bem difícil prestar atenção e interpretar tudo que está acontecendo. Vale notar ainda que o experimento não se propõe a imitar as cores visualizadas, algo que deixaria o resultado ainda mais inusitado. Já imaginou como seria enxergar raios ultravioleta?

Cupons de desconto TecMundo: