O nitrogênio líquido é uma substância bastante perigosa quando entra em contato com seres humanos – e não é por acaso que ela é uma das substâncias do processo de criogenia, por exemplo. Mas isso não nos impede de realizar alguns experimentos bastante curiosos e divertidos com ele.

No vídeo acima, por exemplo, um peixe dourado (o mesmo que recebemos em sacos plásticos depois de eventos infantis) é retirado de uma bacia com água e colocado em contato com o nitrogênio líquido por poucos segundos. Em seguida, ele é devolvido ao primeiro recipiente – e, depois de um tempo, “magicamente” volta a bater as nadadeiras.

O que acontece é o chamado Efeito de Leidenfrost, fenômeno que ocorre quando dois meios de temperaturas diferentes interagem entre si, criando um isolante térmico que impede uma reação rápida, como o congelamento do peixe ou a ebulição de água em uma panela muito quente, por exemplo.

A experiência é comum em colégios norte-americanos – e há vários relatos e vídeos com processos similares pela internet. Os responsáveis pelo vídeo ainda avisam que, mesmo após passar por todo o processo, o peixe não sofreu nenhum tipo de violência contra animais – apesar de ter sido usado logo em seguida como alimento para tartarugas que também estavam no laboratório.

Cupons de desconto TecMundo: