Japoneses criam bateria fina transparente que recarrega com luz do Sol

1 min de leitura
Imagem de: Japoneses criam bateria fina transparente que recarrega com luz do Sol
Imagem: Nikkei Technology

Pesquisadores japoneses desenvolveram uma bateria transparente de íons de lítio capaz de se recarregar usando luz do sol, sem a necessidade de ser ligada a uma célula solar. A novidade é um aprimoramento sobre a criação revelada pelo grupo em 2013, que já era translúcida e recarregável, mas tinha que obter energia de fontes externas.

Os eletrólitos usados na novidade são comuns às baterias de Li-íon que vemos hoje no mercado, mas possuem espessuras que ficam entre 80 e 90 nanômetros – o que a torna quase totalmente transparente. Bastou fazer algumas modificações químicas ao protótipo criado em 2013 para que os elétrons excitados pela luz e indo em direção ao eletrodo negativo possam ser usados para recarregar a bateria.

A criação atualmente consegue emitir uma voltagem de cerca de 3,6 volts e consegue aguentar no mínimo 20 ciclos de carga e descarga. Os cientistas planejam continuar trabalhando para aprimorar a tecnologia e esperam que, no futuro, ela possa ser usada para criar “janelas inteligentes”, que não somente podem recarregar aparelhos, mas também se escurem automaticamente em dias com sol forte.

Celular solar?

Extrapolando um pouco os planos originais dos pesquisadores, não é impensável consideramos que a bateria transparente poderia algum dia substituir parte das telas dos smartphones e servir como uma forma de recarregar o dispositivo com a luz solar enquanto você estiver a céu aberto. Essa possibilidade, no entanto, certamente ainda faz parte de um futuro distante e incerto, já que não há qualquer estudo nesse sentido.

O que você acha da possibilidade de um smartphone que pode ser recarregado com luz solar? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.