Fixar pastas no Menu Iniciar

1 min de leitura
Imagem de: Fixar pastas no Menu Iniciar

O sistema operacional Windows, a cada nova versão trás consigo diversas inovações. Desde o Windows XP é possível fixar programas no Menu Iniciar, de modo a acessá-los mais rapidamente.

Para isso, basta que você clique com o botão direito do mouse sobre qualquer programa ou arquivo e então selecione a opção Fixar no Menu Iniciar. A partir disso, ele sempre estará lá na parte superior do menu, pronto para ser acessado.

Originalmente está opção não se aplica às pastas, algo que também pode ser bastante útil. Para adicionar pastas, você teria que arrastá-las até o menu, invariavelmente. Contudo, há uma “manha” para que este recurso – de adicionar através do menu de contexto do Windows – fique disponível para que você possa adicionar qualquer diretório ao menu fixo do Menu Iniciar. Então, mãos a obra!

Fixe pastas no Menu Iniciar

O primeiro passo é abrir o editor de registros do Windows. Para isso, digite regedit na barra de pesquisas rápida do Menu Iniciar (Windows Vista) ou no Executar – Menu Iniciar > Executar – (Windows XP).

regedit

No editor, navegue pelo seguinte caminho HKEY_CLASSES_ROOT > Folder > shellex > ContextMenuHandlers, clique com o botão direito do mouse sobre ContextMenuHandlers e selecione a opção Exportar para criar uma cópia de segurança deste registro.

Crie uma cópia de segurança do registro

Agora, clique novamente com o botão direito do mouse sobre ContextMenuHandlers e siga o caminho Novo > Chave. Nomeie a nova chave de {a2a9545d-a0c2-42b4-9708-a0b2badd77c8}.

Crie uma nova chave

Depois disso está tudo pronto. Sempre que segurar o botão Shift antes de clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer pasta, encontrará no menu de contexto a opção Fixar no Menu Iniciar.

Fixar no Menu Iniciar

Esta foi mais uma dica do Baixaki para vocês, caros usuários. Espero que apreciem. Um abraço desde a redação do Baixaki.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.