Car Tech: LTE Connected Car

3 min de leitura
Imagem de: Car Tech: LTE Connected Car

Com a evolução dos celulares, eles passaram a receber mais e mais ferramentas, tornando indispensável a sua presença onde quer que estejamos. Porém existe o problema de não ser possível dirigir enquanto utiliza-se o aparelho (seja para realizar uma chamada ou jogar “Snake”), pois além de não ser nada prático, é contra a lei.

Para sanar o problema, a empresa de Bill Gates lançou o Microsoft Auto, o qual serviu de base para a criação do Ford Sync e do Fiat Blue&Me. O software serve para unir o seu celular ao carro através de uma conexão Bluetooth, ou um MP3 via USB. A partir daí é possível utilizar comandos de voz para, literalmente, comunicar-se com os aparelhos. Além disso, ele conta com outras ferramentas: GPS que “fala” quando virar, informa sobre o trânsito à frente, exibe catálogo das lojas localizadas perto do carro e informa sobre as condições físicas do veículo (nível de óleo, desgaste das rodas, etc.).

Visto por fora

Apesar de essa ser uma boa ideia, outra melhor ainda foi criada: fazer tudo aquilo descrito acima, porém com a adição de internet Long Term Evolution (LTE) 4G (para saber mais sobre a internet 4G, clique aqui)! A grande diferença entre ambas as empreitadas está no fato de que o Microsoft Auto usa internet 3G e precisa conectar-se a um celular (ou MP3) para disponibilizar quaisquer serviços. Por sua vez, o LTE Connected Car: dispensa outros aparelhos, utiliza telas touchscreen ao invés de comandos de voz e permite também aos passageiros a utilização do serviço, pois existem quatro telas no carro (ao invés de uma).
O LTE Connected Car
A Toyota pegou o seu híbrido de eletricidade e gasolina - Prius 2010 - e junto a empresas de tecnologia (Alcatel-Lucent e QNX Softwate Systems) e de conteúdo e mídia (Atlantic, chumby e Kabilion), em pouco tempo, criou o LTE Connected Car.

A proposta desse modelo é fazer você mudar os seus conceitos quando o assunto for “carros”: através do LTE Connected Car você, por exemplo, poderá saber se um amigo seu está pelas redondezas e ligar para marcar um almoço juntos. Outra razão para a criação do LTE Connected Car é tornar os veículos com tal tecnologia mais atrativos, de modo a fazer você não conseguir resistir e ser “obrigado” a comprar um.

A principal diferença entre um LTE Connected Car e qualquer outro carro será a de que o primeiro contará com quatro telas touchscreen e diversas funções de utilidade prática ou de entretenimento: jogos, filmes, rádio, GPS, indicação de lojas próximas, navegador de internet, controle à distância sobre a segurança de sua casa (alarmes e afins), condições do carro e informações sobre a estrada (visibilidade, temperatura do ar e dor asfalto, entre outros).

Se você quiser saber como será mexer no painel do LTE Connected Car, clique aqui e confira a demonstração em flash disponibilizada pelo ng Connected Car (nome dado à parceria que desenvolve o LTE Connected Car).
As opções do painel de controle
“Communications”

Deseja ligar para alguém? Estão este é o lugar! Aqui você pode conectar-se ao Bluetooth e ainda conferir uma agenda de telefones.

“Entertainment”

Confira a programação disponível de canais a cabo, compre o download de vídeos e músicas para o seu carro, confira rádios online e uma programação voltada especialmente para o público infantil.

Por dentro

“Games”

Você é o passageiro? Então que tal divertir-se com algum jogo para passar o tempo? Nesta área você encontrará os jogos disponíveis e também poderá adquirir outros.

"Internet"

Navegue pela internet, procure por lojas da região, compre aplicativos para o carro, confira a previsão do tempo, assista a vídeos do YouTube e nunca mais ouça a pergunta “Estamos chegando?”. Além disso, confira também se todos os cômodos de sua casa estão devidamente trancados e se o alarme está ligado.

“Navigation”

Para facilitar a procura por lojas, esta opção permite a utilização de filtros de pesquisa: ao pressionar “Gas Stations” (Postos de Gasolina) um mapa é exibido, nele são indicados quais os postos mais próximos de sua atual localização, assim como a distância entre você e a opção escolhida.

“Vehicle”

Saiba como estão as condições: da carroceria do carro, dos freios, do motor, do sistema elétrico, do sistema de tração e dos fluidos importantes. Além disso, controle o ar condicionado, o volume dos alto-falantes, descubra as condições climatológicas da estrada, e ainda, agende revisões e consertos para o seu veículo em uma oficina credenciada!

Depois dos smartphones surgirão os “smartcars”? O que você acha, usuário? Comprará um LTE Connected Car assim que possível? Comente!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.