De acordo com publicação da EXAME, a justiça brasileira determinou que a Baidu remova o app DU Speed Booster da Google Play, loja oficial de aplicativos para o Android.

A decisão veio em decorrência de uma ação judicial aberta pela companhia PSafe. Segundo a empresa, o DU Speed Booster, o qual promete proteger o eletrônico contra malwares e ainda melhorar o seu desempenho de velocidade, estaria sugerindo que o antivírus da PSafe coloca em risco a segurança do smartphone e das informações armazenadas nele, e assim induzindo as pessoas a o desinstalarem.

O processo foi analisado por um dos juízes da 11ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de São Paulo, que salientou o não cumprimento de uma primeira decisão na qual a Baidu deveria configurar seu software para deixar de acusar o aplicativo PSafe como uma potencial ameaça.

Agora, além de tirar seu app momentaneamente da Google Play, a companhia chinesa terá que adicionar uma retratação em seu software, informando os consumidores sobre a possibilidade de reinstalar o programa da PSafe. O descumprimento da ordem judicial pode acarretar em uma diária de R$ 100 mil.

“Vamos esclarecer algumas coisas”

Ainda de acordo com a EXAME, a Baidu enviou um comunicado afirmando que ainda não recebeu uma notificação oficial da justiça e que vê a decisão como equivocada, pois seu aplicativo dá opções de escolha aos seus adeptos.

“O Baidu esclarece que seu app de segurança DU Speed Booster não impede que o usuário instale qualquer aplicação que desejar, conforme qualquer pessoa pode verificar ao testar nosso software”, mencionou a companhia chinesa em nota.

“Du Speed Booster, no entanto, pode emitir alertas quando identificar que alguma aplicação está solicitando permissões em excesso para acessar dados pessoais do usuário ou partes sensíveis do sistema operacional”, complementou a publicação.

Cupons de desconto TecMundo: