Perto de completar dois anos de lançamento, o Citroën C3 já começou a passar por importantes mudanças para aumentar sua competitividade no mercado e acompanhar as últimas tendências.
Todas as versões com motor 1.6 aspirado saíram do catálogo definitivamente, pois a primeira etapa das normas L8 do Proconve (Programa de Controle de Emissões Veiculares) entrará em vigor no ano que vem e o propulsor não se enquadra nelas. Com isso, o hatch francês também perde as duas variantes com câmbio automático de seis marchas.
Em outras palavras, o compacto terá somente configurações com motor 1.0 aspirado flex de três cilindros e câmbio manual de cinco marchas por algum tempo. É o mesmo conjunto presente no Peugeot 208 e em modelos da Fiat como o Argo e o Cronos, capaz de gerar até 75cv e 10,7kgfm.
Novo C3 foi o primeiro produto da estratégia denominada C-Cubed.Fonte: Divulgação/Stellantis
Atualmente na linha 2025, ele conta com as versões Live (R$76.890), Live Pack (R$84.690) e Feel (R$87.590), sendo um dos carros 0km mais baratos do país atualmente. Ganhou novidades como chave canivete e, para a versão de entrada, os itens do antigo pacote Plus como limpador traseiro e sistema de som bluetooth.
Apesar das perdas, o C3 não deixará de oferecer versões com câmbio automático. O compacto adotará, futuramente, o motor 1.0 turbo de até 130cv e 20,4kgfm com transmissão CVT que estreou no Fiat Pulse em 2021 e é amplamente utilizado na Stellantis, inclusive na nova geração do Peugeot 2008 que também abandonou os motores 1.6.
Entretanto, a chegada de uma outra novidade deverá atrasar as coisas para o compacto da Citroën, pois a Peugeot já está preparando o lançamento do 208 reestilizado para setembro e ambos os modelos disputam em uma faixa muito próxima de preços. Com isso, o C3 deverá adotar a motorização turbinada entre o final de 2024 e começo de 2025.
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