Dicas do Windows 7: como habilitar a gravação em cache e aumentar a velocidade da máquina

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como habilitar a gravação em cache e aumentar a velocidade da máquina

Um dos principais objetivos da Microsoft ao criar o Windows 7 é torná-lo um sistema operacional capaz de fornecer uma experiência mais rápida e eficiente que qualquer outra versão do Windows. Para isso, a empresa criou uma série de opções que, se bem configuradas, podem representar uma melhora substancial no desempenho do computador utilizado.

Uma dessas opções é habilitar a gravação de arquivos em cache, o que permite acessá-los mais rapidamente e libera o uso da memória RAM para novas tarefas. Para isso, o Windows 7 reserva uma pequena parte do disco rígido em que foi instalado para onde são enviados os dados de aplicativos abertos e outras informações úteis especialmente para quem costuma utilizar o computador durante longos períodos.

Neste artigo, ensinamos como acessar os campos de configuração do sistema operacional que permitem acionar a gravação em cache. Basta seguir os passos abaixo para aprimorar a forma com que sua máquina atua, resultando em mudanças significativas no desempenho com que realiza tarefas cotidianas.

Habilitando a gravação em cache

1) Abra o Menu Iniciar, localize a opção “Computador” e clique sobre ela com o botão direito do mouse. Em seguida, selecione o campo “Propriedades”;

2) Na janela que abre, selecione a opção “Gerenciador de dispositivos”, localizada no lado esquerdo da tela;

3) Entre a lista de dispositivos instalados no computador, encontre o campo “Unidades de disco” e o expanda, conforme mostra a imagem abaixo:

4) Clique com o botão direito do mouse sobre o disco rígido no qual o sistema operacional está instalado e selecione a opção “Propriedades”;

5) Na janela que abre, selecione a aba “Diretivas” e deixe marcado o campo “Habilitar gravação em cache no dispositivo”. Pronto, agora basta clicar em “OK” para que as mudanças comecem a operar imediatamente na sua máquina.

Um ponto que deve ficar claro para quem habilita a opção de gravar dados no cache do sistema operacional é que isso pode acarretar em perda ou corrupção de informações em caso de acidentes. Como os dados são transferidos constantemente para o disco rígido, uma queda de energia ou problemas com o dispositivo utilizado podem significar a perda de trabalhos realizados ou até mesmo a corrupção de certos arquivos. Portanto, certifique-se de tomar medidas de segurança para evitar tais problemas e continuar utilizando o computador normalmente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.